10 curiosidades sobre a energia elétrica

Dicas e Curiosidades
28 de junho de 2019 / Comentar

Conheça as histórias, fatos, personalidades e curiosidades que permeiam o universo da eletricidade.

Quem descobriu a eletricidade? Qual é o equipamento elétrico mais antigo? Para que servem aquelas “bolas” alaranjadas e avermelhadas que vemos nos fios ao longo das rodovias? Como acontece um eletrocutamento no organismo do ser humano? Qual o país que mais consome energia elétrica?

Você já parou para pensar nas respostas dessas perguntas? O universo da eletricidade tem tantas curiosidades que muitas vezes nem imaginamos o que está por trás de cada efeito. Por isso, preparamos alguns fatos e explicações que permeiam esse campo, veja só:

  • Eletricidadeé o ramo da Física que estuda os fenômenos que ocorrem por causa de cargas elétricas em repouso ou em movimento. Foi no século XVI que os estudos sobre eletricidade ganharam força, a partir das contribuições do inglês William Gilbert.
  • Antes de 1820 os estudos de fenômenos elétricos eram dissociados dos fenômenos magnéticos, mas o dinamarquês Hans Christian Oersted observou que a corrente elétrica gerava campo magnético e, assim, deu-se início à Era do Eletromagnetismo.
  • A eletricidade não foi inventada por nenhum cientista genial. Na verdade, ela sempre esteve por aí e é um fenômeno natural, que passou a ser estudado por especialistas como Tesla, Thomas Edison e Benjamin Franklin).
  • As bolas alaranjadas e avermelhadas que vemos nos fios de alta tensão presentes em estradas e rodovias servem de sinalização visual para os pilotos das aeronaves, caso precisem eventualmente utilizar as estradas para pousos de emergência.
  • Até o momento, o equipamento elétrico mais antigo já descoberto é a Pilha de Bagdad, que possui, segundo especialistas, aproximadamente 2.000 anos. Apesar de ser bem rústica e antiga, apresenta características semelhantes à atual pilha comum.
  • O corpo humano é um bom condutor de eletricidade, por isso, qualquer contato com energia elétrica pode ser fatal. Em muitos casos, as pessoas morrem por conta dos efeitos térmicos causados por um eletrocutamento. O choque elétrico pode causar parada cardíaca, destruição dos músculos ou nervos e queimaduras térmicas.
  • O Brasil é o país em que tem maior incidência de descargas atmosféricas por ano, os famosos raios.
  • O uso de aparelhos elétricos próximo à água ou ambientes úmidos costumam ser grandes causadores de curtos circuitos. Nesses casos, todo cuidado é pouco, por isso é importante ter a manutenção da rede elétrica em dia. Para aumentar ainda mais a sua segurança, conte com os Dispositivos de Segurança da Decorlux.
  • Alguns peixes usam a eletricidade para capturar presas. A enguia, a raia e o torpedo são alguns exemplos desses peixes. Em alguns casos, o animal pode emitir descargas elétricas de 600 volts, que são suficientes para paralisar até um ser humano.
  • O chuveiro elétrico como conhecemos é um invenção brasileira, desenvolvida por Francisco Canhos em meados do anos 40, na cidade de Jaú no interior de São Paulo.

Gostou do artigo? No blog Deconews você sempre encontra novidades, dicas e curiosidades sobre o mundo que envolve a energia elétrica. Volte sempre!

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais