127V ou 220V? Mitos e verdades

Dicas e Curiosidades
21 de junho de 2019 / Comentar

127V ou 220V: existe alguma diferença? Quais as vantagens e desvantagens de cada uma? Entenda como funciona as duas tensões na prática.

Principalmente quando a gente vai viajar ou está mudando de cidade surgem dúvidas sobre a voltagem do respectivo lugar. Afinal, quem nunca teve um problema com algum eletrônico queimado por estar na voltagem errada? Há também aquelas situações em que o aparelho funciona, mas com um potência bem mais baixa, quase parando. Em certos casos, isso pode ser bem desanimador. Mas no fim, qual a diferença exata entre 127V e 220V? Vamos entender um pouco mais!

A diferença é simples, consiste nas instalações elétricas. Ou seja, uma instalação de 220V possui fios de transporte de energia mais finos que uma de 127V. Contudo, não há diferença técnica entre as duas tensões, o desempenho de aparelhos iguais mas com voltagens diferentes é exatamente o mesmo, assim como a quantidade de energia consumida. Isso porque o consumo de energia não varia de acordo com a tensão elétrica, mas sim conforme a potência do equipamento e o seu tempo de uso.

Portanto, independente da tensão elétrica do local, os aparelhos funcionam com a mesma potência e consequentemente o consumo de energia elétrica não terá diferenças significativas. Lembre-se que o fator principal para definir o valor de uma conta de luz no final do mês é o tempo que cada aparelho fica ligado na tomada consumindo energia. Por isso, é importante deixar os aparelhos desconectados quando não estão em uso.

            Mas você pode estar se perguntando, por que a maior parte do Brasil utiliza 127V? Por uma questão de segurança. Exatamente! Os choques de 220V são duas vezes mais fortes que os de 127V. Mas é claro que acidentes graves podem acontecer em qualquer uma das tensões. É importante tomar medidas práticas e simples de segurança para minimizar os riscos. O uso do novo padrão de tomadas brasileiras é uma forma de diminuir o risco, já que o encaixe para o terceiro pino da tomada funciona como um fio terra. Você sabia que o Brasil é um dos raros países no mundo que utiliza uma rede elétrica com tensão mista? A variação acontece entre regiões, estados, e em alguns casos, até ente municípios vizinhos. Cofira mais detalhes, clicando aqui (https://www.decorlux.com.br/por-que-o-brasil-tem-redes-110v-e-220v/).

            Para os aparelhos portáteis que você sempre leva quando viaja, sem dúvidas, o mais recomendável é adquirir aqueles bivolts para eliminar as chances de queima acidental ou mau funcionamento. Já que esses podem ser conectados em tomadas de voltagem 110V ou 220V sem sofrer alterações de funcionamento.

Mitos e Verdades – 127V e 220V

Aparelhos ligados na voltagem errada pode causa queima: Verdade

Equipamentos de 127V quando ligados em 220V são queimados facilmente. O contrário também pode ocorrer, mas com uma probabilidade menor. Ainda assim, aparelhos 220V ligados a 127V terão sua potência diminuída (podendo muitas vezes nem funcionar).

Tomadas 220V vicia a bateria de celulares: Mito

Alguns preferem carregar os aparelhos celulares apenas em 127V, com medo de viciar a bateria. Mas, na verdade, hoje em dia, os celulares já possuem mecanismos suficiente para suportar as cargas que recebem da tomada 220V e convertem da maneira correta.

Instalações 220V são mais seguras: Verdade

Apesar dos riscos de choque, como já mencionado anteriormente, a instalação 220V é mais segura do que a de 127V. Isso porque as tomadas 220V possuem menor fluxo de corrente elétrica. Como a instalação utiliza fios mais finos, as perdas são amenizadas proporcionando mais segurança.

Gostou de saber um pouco mais sobre as diferenças entre as tensões da rede elétrica? Compartilhe o link com os seus amigos e continue acompanhando as novidades do Blog. Porque a Decorlux também é informação, dicas e histórias. Fazemos de tudo para descomplicar aquelas coisinhas do dia a dia.

[TheChamp-FB-Comments]