Como garantir mais segurança na hora do banho?

Dicas e Curiosidades
5 de setembro de 2019 / Comentar

Nada como um banho quente, para começar o dia com as energias renovadas. Confira algumas dicas a seguir, de como garantir mais segurança na hora do banho.

Chuveiro elétrico x chuveiro à gás
É comum a comparação entre o chuveiro elétrico com o chuveiro à gás. Cada um deles possui suas vantagens e desvantagens, mas a primeira coisa que você deve observar para fazer sua escolha é seu imóvel. Ele já possui sistema de aquecimento a gás? É viável fazer essa instalação? Se você respondeu não a uma dessas perguntas, o chuveiro elétrico muito provavelmente é a melhor alternativa para o seu banheiro.

Confira os principais tipos e o que você precisa considerar no momento da compra

1.Chuveiro elétrico comum
Nesses modelos, a resistência elétrica é responsável pelo aquecimento da água. Normalmente contam com até quatro temperaturas.
O mais indicado para banheiros com alta pressão d’água, ou seja, o ponto de instalação do chuveiro está distante da caixa d’água. É uma boa opção também para residências que recebem água direto da rua, pois normalmente é um sistema de abastecimento com alta pressão.

2. Chuveiro elétrico pressurizado
Se a pressão d’água é um problema no seu imóvel, por exemplo, com o ponto de instalação muito próximo à caixa, essa opção é a mais adequada.
Os chuveiros pressurizados possuem uma bomba acoplada, responsável por aumentar a pressão da água. É preciso ter atenção com o consumo, uma vez que com mais pressão, maior será o gasto.

Veja também: Dispositivos de proteção em instalações elétricas.

4. Chuveiro híbrido
Se você já possui ou tem interesse em instalar placas solares em seu imóvel, o chuveiro híbrido é uma opção interessante e econômica. Esse modelo funciona tanto com energia solar quanto com a energia elétrica.

Veja também: Aterramento elétrico – o que você precisa saber.

3. Chuveiro elétrico eletrônico
Entre os tipos de chuveiro elétrico, o eletrônico oferece mais praticidade. Devido à sua haste prolongada, é possível ter uma regulagem mais precisa da temperatura e você não precisa desligar o chuveiro para fazer a mudança da temperatura. Você também pode encontrar modelos eletrônicos pressurizados.

O que analisar para fazer a melhor escolha

Antes de comprar um chuveiro elétrico, não esqueça de avaliar o tipo da rede do seu imóvel, já que existem chuveiros de 110V e 220V.

Além disso, verifique a potência do chuveiro e a posição do mesmo em relação à caixa d’água. Se a diferença for de um metro, por exemplo, a vazão será pequena.
Fazendo uma boa escolha entre os tipos de chuveiro você consegue garantir um bom desempenho e até mesmo economizar energia. Para isso, é preciso escolher o produto certo, de acordo com as especificações do imóvel e de seus interesses pessoais, instalá-lo corretamente e seguir as orientações do fabricante.

Para evitar que seu chuveiro elétrico desarme o disjuntor da casa, algumas medidas podem ser tomadas, veja nosso post sobre isso clicando aqui.
As dicas sobre os tipos de chuveiro foram úteis para você? Compartilhe a sua experiência nos comentários! E para ficar sempre por dentro dos nossos conteúdos e dicas, confira nosso blog, sempre com novidades para você!

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais