Como programar um temporizador em 5 passos?

DIY: Faça você mesmo
Materiais Elétricos e Ferramentas
temporizador decorlux
11 de setembro de 2020 / Comentar

Programar o temporizador TE4163 da Decorlux é superfácil. Aprenda com o nosso passo a passo a seguir!

Pensando em aprender a programar um temporizador? Veja como é simples e fácil de instalar e programar o Temporizador TE4163 da Decorlux, modelo industrial para barramento tipo “DIN”! Vamos colocar alguns exemplos de instalação 220V, modo básico fase e neutro 220V, também 220V bifásico ou duas fases 127V, para quem tem rede 127V e precisa instalar em 220V.

Como programar um temporizador?

Passo 1 – horas

Antes de mais nada, você deve resetar a programação já existente. Então, por meio de uma ferramenta pontiaguda, você deve apertar o botão embaixo de onde está escrito “RESET”. Assim, você verá que ele vai zerar, ou seja, vai limpar toda a memória e toda a programação pré-estabelecida de fábrica.

Agora que ele está com a memória limpa, vamos programar a hora e o dia atual. Então, para você fazer isso, deve manter pressionado o primeiro botão inferior da esquerda para a direita, com o símbolo do relógio logo acima. Junto dele, você deve também pressionar os botões com a orientação H+ (hora) e M+ (minuto). Para selecionar a hora certa, é só manter o botão do relógio pressionado constantemente e ir pressionando os botões até chegar na hora ou no minuto desejado.

Passo 2 – dias

Acima do visor, você perceberá a orientação dos dias da semana. O visor selecionará logo abaixo o dia escolhido. Para isso, você deve manter novamente o botão do relógio pressionado e em seguida pressionar o botão do dia (D+) quantas vezes for necessário para o visor selecionar o dia correto.

Passo 3 – programando a hora de ligar

Feito isso, para selecionar a programação, você deve pressionar apenas uma vez a tecla “P”. Lembrando que o temporizador tem 28 opções disponíveis de programação para ligar e desligar. Vamos então fazer agora a primeira programação:

Ao apertar uma vez o botão “P”, você irá notar que no visor aparecerá a indicação de “1ON”, isso significará o primeiro horário que o temporizador irá ligar o equipamento que você está acionado por meio deste acessório.

Feito isso, você pode selecionar a hora que você deseja ligá-lo, assim como os minutos, como indicamos nos parágrafos acima. Automaticamente, você irá perceber que o temporizador irá mostrar no visor todos os dias da semana. Entretanto, você tem a possibilidade de definir dias alternados. Mas, dessa maneira, se você selecionar, por exemplo, às 14:10h, o dispositivo escolhido será acionado ou ligado às 14:10h.

Passo 4 – programando a hora de desligar

Para programar a hora que ele irá desligar, é só pressionar novamente e apenas uma vez o botão “P” da programação. Com isso, o visor mostrará em sua tela a indicação de “1OFF”. Então, é só fazer o mesmo procedimento da escolha das horas como dito anteriormente, até escolher a hora desejada. Em seguida, pressione novamente o botão do relógio. Assim, o visor voltará para a hora atual, e está feita a programação!

Caso você queira fazer outras programações, basta apertar o botão “P” da programação novamente. O visor irá mostrar para você, ao lado das horas, o número 1. Isso significa que você já fez uma programação anteriormente. Então, para realizar uma segunda, ao apertar novamente o botão “P”, o visor mostrará o número 2 e o temporizador zerado. Agora, você escolhe novamente a hora, os minutos e os dias escolhidos para o dispositivo conectado ao temporizador ligar e desligar. E, assim, sucessivamente você pode ir fazendo outras programações.

Passo 5 – finalizando a programação

Uma coisa importante que você não pode esquecer é que deve apertar a tecla “MANUAL” até que apareça as palavras “AUTO OFF”. Pois, dessa maneira, o temporizador irá atender a programação feita. Se você apertar este botão, e deixar aparecendo “ON”, o temporizador irá manter a carga ligada o tempo todo. Isto é, não vai desligar e não vai atender a programação.

Se você deixar no “OFF”, ele vai desligar. Ou seja, ele não irá ligar em momento algum a carga. Esse botão é interessante usar em momentos de pane ou, se algum problema acontecer, você pode ligar ou desligar o temporizador. Por exemplo, se quiser testar se o motor elétrico que está acionando está funcionando corretamente.

Então, você aperta no botão “MANUAL”, deixa no “ON” que ele irá ligar. Depois, você pressiona novamente para atender a programação até chegar no “AUTO OFF”, ok?

Agora você já aprendeu como programar o seu temporizador, de maneira bem fácil e bem simples. Para recapitular este conteúdo e para saber mais sobre como fazer a programação de um temporizador, aperte o play no vídeo abaixo e se inscreva em nosso canal! E, precisando de qualquer informação, entre em contato com a gente!

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais