Como utilizar uma furadeira corretamente

Dicas e Curiosidades
14 de junho de 2019 / Comentar

Você sabe usar uma furadeira? Parece simples, mas quando usada de forma errada a furadeira pode trincar azulejos e alvenarias! Clique e confira as técnicas para que isso não aconteça.

A furadeira elétrica é um dos equipamentos mais utilizados em obras e reformas. Para o melhor uso e uma vida útil prolongada da ferramenta, existem algumas dicas e instruções que você pode seguir.
Fique atento: alguns modelos de furadeiras apresentam inúmeras funções, podendo variar conforme o tipo de trabalho que você pretende realizar. Nesses casos é importante ler o manual com atenção.
Confira agora dicas de como usar uma furadeira corretamente, realizando os procedimentos sem causar danos inesperados.

  1. Comece com cuidado

Antes de começar a furar é sempre bom analisar alguns fatores, como:

  1. Onde estão os encanamentos e fiações do ambiente;
  2. Técnicas apropriadas para usar a ferramenta;
  3. Acessórios indispensáveis;
  4. Equipamentos de Proteção Individual;
  5. Modelos de furadeira para parede.

Deste modo, sua reforma ou conserto pode ser feito em segurança e atingir os resultados esperados.
Em caso de dúvidas, utilize o detector de obstáculo
O mercado oferece diversos detectores de obstáculos que auxiliam tanto os profissionais quanto os leigos para identificar onde podem furar a parede sem problemas. Vale a pena utilizar esse recurso, quando você não conseguir encontrar com facilidade fios, canos, vigas, entre outros.
Veja também: Construindo? Saiba como posicionar tomadas e interruptores.

  1. Utilize os Equipamentos de Segurança

Sempre que usar uma ferramenta elétrica utilize itens de segurança. No caso da furadeira, você deve utilizar:

  • Luva: precisa ser usada apenas na mão que controla o gatilho, pois a que fica perto do motor pode puxar alguma linha solta da luva;
  • Máscara: protege as vias nasais do pó que sai da parede;
  • Protetor auricular: reduz o elevado barulho que a máquina produz, permitindo maior concentração;
  • Óculos de proteção: evita que os olhos tenham contato com o pó liberado no ambiente.

Não se esqueça: cuidado redobrado com a parte elétrica para não tomar choque! Também é recomendado que desligue o registro de água para evitar vazamentos se atingir um cano sem querer.

  1. Como começar a furar

Na hora de segurar a furadeira, vá com a mão que você efetua mais atividades. Essa mesma mão será a responsável por ativar a furadeira, pressionando o gatilho que faz o motor funcionar.
A outra mão vai em formato de U, apoiando a parte frontal da base da máquina. Durante o processo, cuidado para não fechar as saídas de ar do equipamento com sua mão de apoio.
O ideal é furar a parede aos poucos, sem aprofundar demais. Para não correr riscos, você pode utilizar um limitador de profundidade, com a função no modo horário, e não anti-horário.
Veja também: Como desentupir os canos de sua casa.

  1. Acessórios para a furadeira

Uma parte muito importante, para alcançar um resultado satisfatório e manusear a furadeira corretamente, é a escolha adequada das buchas e brocas.
O desempenho da atividade será melhor se você utilizar os dois acessórios do mesmo tamanho.

  • Bucha

Cada bucha é designada para um tipo de parede. Por exemplo, em paredes maciças, a bucha apropriada é que tem apenas um corte e garras laterais. Geralmente, a própria embalagem indica os locais para cada modelo.
Com relação ao tamanho mais adequado, leve em consideração o peso do objeto que será pendurado. Por exemplo, buchas de 4mm são indicadas para pesos de 2 Kg, enquanto 6mm para 8 a 14Kg e 10mm para 20 a 30Kg.

  • Broca

Na hora de inserir a broca, não se esqueça de desconectar a furadeira da tomada. Para inseri-la, basta girar o mandril (base da ponta) para que as garras localizadas na ponta fiquem abertas e, assim, encaixar a broca até o fundo.
A melhor broca dependerá de qual tipo de parede será perfurada. Para paredes de concreto, utilize a broca vídea, que já é fabricada com uma ponta apropriada.
Outros tipos de brocas:

  • Broca HSS: metal;
  • Três pontas ou chatas: madeira;
  • Com pastilha mais larga na ponta: cimento, alvenaria, tijolo, entre outros.

Agora mãos à obra! Com essa dicas, o trabalho com a furadeira pode ser realizado sem danos. Não deixe de acompanhar o Blog Deconews, pois continuaremos trazendo várias dicas para a sua casa.

[TheChamp-FB-Comments]