Discos de corte: modelos e funcionalidades

Dicas e Curiosidades
Materiais Elétricos e Ferramentas
disco de corte
23 de julho de 2020 / Comentar

Existem diferentes tipos de discos de corte, cada um ideal e específico para um tipo de trabalho. Conheça mais a seguir!

Se você acessou esse conteúdo, certamente já ouviu falar em disco de corte. Basicamente, trata-se de um acessório presente no cotidiano de muitas empresas ou fábricas que necessitam realizar cortes dos mais diversos materiais.

Agora que você já sabe o que isso significa, vamos entender um pouco mais sobre este tão útil instrumento e suas funcionalidades! Acompanhe a seguir:

Disco de corte: o que é?

O disco de corte é uma ferramenta que pode ser encontrada com peças naturais ou até mesmo sintéticas com a finalidade de polir, cortar ou desgastar alguns materiais específicos. Isso significa que é uma ferramenta pertencente à família das ferramentas abrasivas.

Além disso, é possível encontrar no mercado em espessuras, furos e diâmetros diversos. Outra característica importante a ser pesquisada na hora de comprar o seu disco de corte é o tipo de material que será trabalhado com ele.

Onde são utilizados?

Os discos de corte são muito utilizados no dia a dia da construção civil e de indústrias automotivas, siderúrgicas, metalúrgicas, etc. Entretanto, não existe uma regra ou requisição de diploma que impeça uma pessoa que precisa cortar um material mais resistente de comprar uma ferramenta como esta.

Funcionalidades

Parece meio óbvio, mas é sempre bom explicar direitinho, não é mesmo? Este acessório é utilizado inserido em ferramentas de corte com o objetivo principal de cortar diferentes materiais, como metal, pedra, madeira, alvenaria, cerâmica, inox e PVC. Inclusive, existem discos de corte multiuso, que conseguem trabalhar com materiais diversos.

Existem ferramentas que necessitam de um disco de corte para poder trabalhar de acordo com sua especificidade. Assim, ele pode ser utilizado como componente de ferramentas, como:

  • esmerilhadeiras;
  • serras circulares;
  • serra mármore;
  • serra árabe.

Modelos

Existem diferentes modelos de disco de corte. Por isso, antes de comprar “qualquer um” que você encontrar no mercado, é importante conhecer qual modelo é o ideal para a tarefa que você irá realizar.

Em superfícies rígidas, o modelo preferido de discos de corte é o diamantado. Isso porque ele carrega muito mais resistência no contato com este tipo de material. 

Outra forma de analisar qual o disco de corte ideal para o seu trabalho são as diferentes espessuras existentes no mercado. Isto é, para se trabalhar com peças mais duras ou fundas, por exemplo, os discos em 230 milímetros de diâmetro são os ideais. Porém, do contrário, você pode trabalhar com discos de 110 mm ou 115 mm tranquilamente.

Responsabilidades

Porém, mesmo sem a necessidade de um curso para o manuseio deste acessório, é imprescindível uma série de cuidados. Afinal, estamos falando de um objeto cortante, extremamente afiado e muito perigoso

Ou seja, é seriamente importante pensar na sua segurança, se você for trabalhar com discos de corte. Utilizar equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras, aventais e outros equipamentos que garantam a sua proteção é indispensável. Gostou de conhecer um pouco mais sobre este acessório? Compartilhe este artigo em suas redes sociais, ou deixe aqui embaixo um comentário! Para mais dicas como esta, é só clicar aqui para entrar em contato com a nossa equipe. Até a próxima!

[TheChamp-FB-Comments]