Materiais abrasivos: saiba um pouco mais

Dicas e Curiosidades
Materiais Elétricos e Ferramentas
materiais abrasivos ferramentas
25 de setembro de 2020 / Comentar

Materiais abrasivos são ferramentas muito utilizadas em diferentes indústrias. Saiba um pouco mais!

Vamos entender um pouco sobre os materiais abrasivos? Aqui na Decorlux temos uma grande variedade deste tipo de material para você usar no dia a dia de suas construções ou instalações. Mas, primeiro vamos entender o seu conceito e aplicabilidade.

Basicamente, abrasivos são ferramentas sintéticas e até minerais utilizados com a finalidade de lapidar superfícies. Também podem ser usados para desgastar ou polir diversos materiais, como por exemplo: ferro, madeira, mármore, etc.

Mas, para a indústria, um abrasivo pode ser natural, ou seja, encontrados nos veios da crosta terrestre, ou ainda, sintéticos, fabricados artificialmente.

Abrasivos naturais

Existem na natureza os grãos abrasivos naturais e os minerais que formam as rochas. Estes, por sua vez, são extraídos de minas. Como abrasivo natural, temos o exemplo do diamante, o material mais resistente que a natureza nos oferece. Quando o diamante não é perfeito ou não tem um tamanho adequado, é feita a sua trituração até torná-lo pó.

Assim, o pó de diamante é levado para polir e esmerilhar nos mais diversos setores industriais. Além do diamante, encontramos no mercado outros abrasivos naturais e minerais, como o quartzo, o coríndon, o topázio e ainda outros.

Abrasivos industriais

Como dito anteriormente, temos também os abrasivos industriais, que são parte do aparato fabril de vários segmentos. Indústrias automobilísticas, siderúrgicas e usinas são alguns exemplos de setores que os utilizam com frequência.

Um exemplo muito comum de utilização de abrasivos é na fabricação de peças metálicas. Isto é, facas, pás, e outros materiais de metal, por exemplo, precisam da utilização dos abrasivos para sua produção, seja realizando cortes, corrosão ou emenda das suas peças de aço. Mas, além das peças metálicas, madeira, vidros, couro e muitos outros materiais também precisam da utilização de abrasivos para a comercialização no mercado.

Especificidades

Tenacidade

Quando o abrasivo consegue absorver energia das colisões que ele gera na hora da abrasão, mantendo a capacidade de corte, dizemos que ele possui tenacidade. Ademais, são totalmente relacionadas a tenacidade e a sua performance em pressões muito altas.

Dureza

Um fator a ser levado em conta é a sua resistência em relação à superfície em que desejamos modelar. Uma peça mais flexível, como o talco, por exemplo, é facilmente riscado por todos os outros minerais. Já um mineral mais resistente, como o diamante, jamais poderá ser riscado por outros.

A unidade de medida utilizada para medir a dureza dos abrasivos é a escala Mohs. Isto é, ao comprar um abrasivo, é interessante perceber qual o seu grau, lembrando sempre do material em que o produto será utilizado.

Friabilidade

Quandonão queremos que o abrasivo crie arestas de corte, precisamos levar em consideração a sua friabilidade. Para operações onde é necessário manter a totalidade da peça, é mais indicado utilizar um abrasivo com alta friabilidade.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os materiais abrasivos? Confira a linha Decorlux em nossa loja! E, precisando de qualquer informação, entre em contato!

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais