Faça você mesmo: sua própria mini horta em casa

DIY: Faça você mesmo
17 de abril de 2019 / Comentar

Além de prática e super natural, a mini horta é sinônimo de saúde, frescor e economia para a sua mesa, e ainda serve como uma ótima forma de melhorar os hábitos alimentares – seus e de sua família.
Ter uma hortinha bem cuidada pode parecer trabalhoso e complicado, mas não é bem assim! Além disso, você não precisará de um espaço muito grande, elas podem ser cultivadas em áreas de serviço, varandas, jardineiras ou até mesmo, no cantinho da cozinha.
Dê uma chance para a mini horta, além de trazer cor e felicidade para sua casa, dando uma força na decoração, elas podem ser uma tarefa divertida e gratificante.
Quer saber como começar? Nós trouxemos algumas ideias para te inspirar. Vale usar a criatividade com os materiais e ter diversos tipos de hortaliças como cebolinha, manjericão, hortelã, erva-doce, alecrim. Confere só!

Primeiros passos

Para começar a horta é necessário ter uma jardineira, argila expandida, substrato vegetal (terra preta), manta de bidim, uma pá pequena e tesoura. Caso queira fazer algo ainda mais simples e econômico, existem muitas opções de materiais que podem ser utilizados no lugar da jardineira.

(Imagem: Maxpixel)


Mas o que você começará plantando? Existem duas opções, mudas ou sementes. A primeira permite a colheita mais rápida, enquanto a segunda demora pelo menos sete dias para passar pelo processo de germinação. Hortelã, alecrim, alface, manjericão, orégano e tomate são algumas das espécies que podem ser facilmente cultivadas.
Você precisará também de um lugar ensolarado e um pouco de disposição. Sua hortinha precisará ser cuidada, regada, adubada e outros cuidados constantes.
É importante regar pelo menos uma vez por dia, podendo variar de planta para planta. E, claro, sem se esquecer que a muda ou a semente necessitam de energia. O ideal é um local que receba sol cerca de 3 a 4 horas por dia.

(Imagem: Pexels)


É preciso também verificar o manejo correto de cada planta e fazer combinações que funcionam, pois há espécies que precisam de mais sol e outras de mais sombra.
Veja também: Como instalar uma luminária de sobrepor.

Utilize materiais recicláveis

Uma ideia legal é utilizar alguns materiais recicláveis, ou objetos que você já não usa em casa para criar os seus vasos ou jardineiras.
Por exemplo, com latas metálicas, canecas ou até xícaras, você pode criar mini vasos, perfeitos para acomodar os temperos. Vale encapá-las com tecido, pintar com alguma tinta ou até usar decotape.

(Imagem: Maxpixel)


Outra ideias são as garrafas pet, com elas conseguimos fazer instalações, pendurar as plantas para tomar água da chuva e cultivar diversos tipos de ervas de uma só vez.
Caixas de vinhos descartadas ou os famosos pallets também dão um suporte legal para mini canteiros. Eles podem ser colocados tanto na horizontal quanto no vertical, e por serem maiores, nos permitem plantar verduras e legumes como alface, rúcula, etc.
Veja também: 8 coisas que você pode consertar sozinho em sua casa.
Está animado para começar sua mini horta? Compartilhe conosco sua experiência por meio de comentários. Continue acessando o nosso blog para mais ótimas dicas de decoração e “Faça você mesmo”.

[TheChamp-FB-Comments]