Aprenda a fugir de gambiarras elétricas!

Materiais Elétricos e Ferramentas
21 de fevereiro de 2019 / Comentar

É comum que as pessoas se sujeitem as famosas “gambiarras” elétricas sem muitas vezes nem perceber o perigo que aquela situação está causando para a segurança de seu imóvel.
Uma instalação elétrica bem conservada é uma questão de segurança e até de economia. A má instalação dos fios pode gerar acidentes elétricos e desperdício de energia.
Buscando ajudar você a identificar e solucionar essas armadilhas elétricas, listamos aqui alguns dos perigos a que as pessoas se sujeitam no dia a dia.

1.O famoso Benjamim

 Possivelmente o caso mais famoso de nossa lista, estão os temíveis benjamims. Quem nunca viu em sua casa ou em outro local aquela pilha de “Ts” empilhados uns em cima dos outros, ligando inúmeros aparelhos elétricos diferentes.
A sobrecarga de uma mesma tomada com vários “T” aumenta o consumo de energia, podendo ultrapassar a potência máxima da tomada. Caso isso ocorra aumenta as chances de uma descarga elétrica muito forte, podendo queimar todos os aparelhos ou até mesmo causar um curto-circuito.
A recomendação é utilizar esses dispositivos somente para ligar aparelhos de cargas baixas como TV, rádio ou abajur.

2. Trocar disjuntores

Outra ação muito comum é a troca, sem um profissional qualificado e sem a verificação da fiação, de disjuntores das instalações elétricas.
Isso normalmente ocorre devido a frequente queda do disjuntor, por exemplo, causada pelo chuveiro. É comum que o morador, a fim de resolver o problema, apenas faça a substituição do disjuntor por um de maior capacidade, para que o chuveiro não o desligue mais.
No, entanto, como se trata de um dispositivo de segurança, o seu desligamento é um sinal de que algo está errado. Apenas trocando o equipamento o problema irá persistir, podendo se tornar algo mais grave no futuro.

3. Não instalar o DR

O DR, Dispositivo Diferencial-Residual, um interruptor automático que desliga correntes elétricas não detectáveis pelo disjuntor, é frequentemente esquecido em residências, principalmente em construções informais.
Além de ser de uso obrigatório desde 1997, ele é muito importante para a prevenção de choques e curtos-circuitos. A boa notícia é que o DR, tão importante para evitar acidentes fatais, pode custar menos de R$ 100 e é fácil de instalar.

4. Fios desorganizados e mal cuidados

Fios soltos e extensões espalhadas por cômodos e garagens são a receita para o desastre, podendo provocar acidentes, como a queda de pessoas, choques e incêndios.
Fios desencapados e mal isolados, bem como as emendas malfeitas, podem gerar fuga de corrente, aumentando o risco de choques e do consumo de energia. O ideal é manter seus fios elétricos dentro de conduítes ou caixinhas e sempre em boas condições.

5. Executar as instalações de qualquer jeito

Um deslize comum, afim de reduzir gastos, é a contratação de profissionais de baixa qualidade, não qualificados, que farão a instalação de qualquer jeito.
Uma instalação elétrica mal feita colocará seu imóvel e sua vida em risco. Não deixe o barato sair caro, contrate um profissional bem avaliado, sempre buscando referências prévias.
Continue a acessar o nosso blog e compartilhe nossas dicas de segurança com os seus amigos pelas redes sociais. Aprenda também a se proteger de raios elétricos dentro e fora de sua casa! Aqui você sempre irá encontrar um conteúdo interessante e relevante para o seu dia a dia.

[TheChamp-FB-Comments]