Bases, soquetes e bocais: o que são e para que servem?

Materiais Elétricos e Ferramentas
26 de novembro de 2020 / Comentar

Para uma lâmpada acender corretamente, é necessário que ela encaixe corretamente em sua base. Confira a seguir!

Já aconteceu com você de comprar uma lâmpada e, quando chegou em casa, percebeu que ela não encaixa na base? Elas podem ser parecidas, mas algumas são um pouco mais largas ou mais estreitas que o soquete.

Para isso não acontecer novamente, é legal entender que as lâmpadas possuem bases com tamanhos diferentes. Para solucionar este problema, vamos explicar aqui neste texto um pouco sobre as diferentes bases de lâmpadas e os tamanhos de bocal, mais conhecidos como soquetes.

Confira mais informações:

TIPOS DE BASE

Existem uma infinidade de produtos para a iluminação no mercado. Isso torna este nicho bem amplo, com variados modelos de lâmpadas e diferentes tipos de soquetes. Mas, para funcionarem direitinho, é necessário que eles se encaixem perfeitamente.

E10, E12, E27?

Em nosso país, as lâmpadas mais comuns possuem bases em forma de rosca, que são identificadas pela letra E de “Edison” (sobrenome do inventor das lâmpadas, Thomas Edison).

Além da letra E, as lâmpadas possuem mais outros números de identificação, que são equivalentes aos mm de diâmetro da base da lâmpada. Ou seja, uma lâmpada com 12 mm de diâmetro em sua base é identificada como E12.

GU, MR16, MR11?

Para lâmpadas com pinos, a identificação é pouca coisa diferente. As chamadas lâmpadas dicróicas são comumente encontradas no mercado com as especificações: GU10, MR16 e MR11. Uma grande característica das lâmpadas dicróicas é que elas possuem paredes côncavas e espelhadas em seu interior. Inclusive, elas refletem a iluminação concentradamente em um único ponto.

Mas o que todas essas letras significam? GU quer dizer que a base possui dois pinos, ou seja, sua extremidade é a parte macho da conexão. Dessa forma, o número sequente distingue quantos mm de distância entre os pinos da base. Por exemplo, GU10 ou GZ10 é igual a 10 mm entre os pinos. Além disso, as lâmpadas dicróicas LED não precisam de transformador, pois são BIVOLTs.

Quando encontramos nas lâmpadas as letras MR, temos aí uma diferenciação que diz respeito não às bases, mas ao refletor. MR significa multifaceted reflector em inglês, que traduzindo significa refletor multifacetado.

Por que saber identificar?

Obviamente, se você acabar comprando uma lâmpada com tamanho diferente do bocal, por mais que você tente, ela não funcionará. Além disso, forçar o encaixe pode ser uma prática perigosa, e é melhor evitar acidentes, não é mesmo?

Para não correr este risco, é só prestar bastante atenção na identificação que consta na embalagem da lâmpada e anotar em algum lugar especial para não esquecer qual o modelo correto na hora que precisar trocar. 😉

Agora que você já conhece as diferenças existentes entre as lâmpadas e dos bocais, confira a nossa vasta gama de bases em nossa loja virtual, clicando aqui!

Em caso de dúvidas, basta entrar em contato. Até o próximo post!

[TheChamp-FB-Comments]