Checklist de materiais para instalação elétrica residencial

Materiais Elétricos e Ferramentas
23 de dezembro de 2020 / Comentar

Conheça quais são os materiais para instalação elétrica essenciais para a sua reforma!

Sua casa ou apartamento, por acaso, chegou naquele momento em que está precisando de alguns reparos? Se existem algumas falhas na projeção elétrica da sua residência, é legal ter noção de quais materiais para instalação elétrica serão necessários para começar a reforma. Continue a leitura para saber mais a respeito:

Projetos elétricos

Quando falamos de uma instalação elétrica mal estruturada, por exemplo, podemos encontrar interruptores distantes da porta de acesso, poucas tomadas ou até mal posicionadas pela casa. Certamente, em casos como este, não foi realizado um projeto elétrico antes de começar o serviço.

Contudo, é muito importante que ele seja feito previamente. Assim, os moradores terão suas necessidades atendidas de forma segura. Isto é, tudo feito seguindo as normativas vigentes de segurança acerca das instalações elétricas (NBR5410).

Trata-se da análise escrita das instalações elétricas de uma residência, com todos os dispositivos ou equipamentos elétricos devidamente dispostos, levando em conta quantos moradores o ambiente possui e outras necessidades básicas. Entre estes itens descritos estão:

  • tomadas;
  • pontos de iluminação;
  • disjuntores;
  • interruptores;
  • circuitos elétricos.

Este planejamento da estrutura elétrica, permite uma maior segurança à residência e consequentemente aos moradores. Assim, é muito mais assegurada a probabilidade de não acontecer curtos-circuitos, incêndios, etc.

Dessa maneira, com a projeção elétrica feita, conseguimos compreender quais materiais serão necessários para compor o sistema elétrico de forma objetiva. Afinal, todos os itens já estão descritos no documento.

Entretanto, para facilitar a questão para quem ainda é leigo, fizemos uma lista com os mais básicos materiais para instalações elétricas em uma casa. Acompanhe com a gente a seguir:

Materiais necessários para instalações elétricas em uma casa

Engana-se quem pensa que um sistema elétrico é apenas o seu grupo de interruptores espalhados pelos cantos da casa. Existem uma série de materiais para instalação elétrica. Confira agora quais são os essenciais para a sua casa:

Disjuntores

Para proteger o sistema elétrico da casa e os equipamentos, existem os disjuntores. Eles bloqueiam o superaquecimento dos condutores. E, no mercado, você encontra uma infinidade de modelos de acordo com a voltagem, amperagem e sistema elétrico necessário.

Interruptores

Estes itens são imprescindíveis. São os interruptores os responsáveis por desligar e ligar o circuito elétrico.

Com certeza, você já percebeu que eles ficam dispostos em todos os ambientes de uma residência. Contudo, é muito importante que seja feito um planejamento eficiente para saber o local certo de se instalar um interruptor.

Quadro de distribuição

O quadro é instalado no interior de uma casa. Trata-se de um conjunto de disjuntores e fusíveis dispostos em uma caixa com revestimento de metal ou plástico. Esse conjunto de materiais serve para transportar e distribuir a energia elétrica vinda da rua para os diferentes recintos de uma casa.

Ele também tem o poder de proteger os aparelhos elétricos contra quaisquer sobrecargas de energia, quando tudo está funcionando normalmente. No mercado você encontra diversos modelos, cores e tamanhos.

Fios e cabos

São eles que transportam seguramente a energia elétrica para os cômodos da casa. Dependendo da potência da corrente elétrica, seus diâmetros podem variar, mas, são itens encontrados em larga escala em uma construção.

Eletrodutos

Os eletrodos são necessários para garantir a proteção dos condutores elétricos. Evitando possíveis incêndios, excesso de umidade ou choques. Normalmente feitos de plástico e metal, pode-se optar por conduítes (PVC) por conta do baixo custo.

Lâmpadas

Esses itens provavelmente são os primeiros lembrados por quem é mais leigo. Sejam lustres, luminárias ou simples lâmpadas são eles que transmitem a luz provenientes da energia elétrica.

Além de iluminar os ambientes, agregam na decoração dependendo do modelo escolhido. E, quando falamos em lâmpadas, temos as seguintes categorias:

  1. Incandescentes: Lâmpadas já fora do mercado, devido a sua baixa performance, mas que podem ser encontradas em algumas residências.
  2. Fluorescentes: supereconômicas, elas produzem 5X mais energia que as incandescentes. Podem ser encontradas nos modelos tubulares, eletrônicas ou circulares compactas.
  3. LED: são as mais procuradas dos últimos anos, por conta de sua longevidade e economia. Elas consomem 80% energia a menos que as incandescentes.

Tomadas

Entre os materiais para instalação elétrica, estes itens também são constantemente lembrados. Afinal, as tomadas são distribuídas ao longo da casa e são constantemente manuseadas pelos moradores para ligar ou carregar um aparelho eletrônico. As tomadas recebem variados encaixes, e podem ser encontradas com 10 ou 20 amperes, dependendo do dispositivo que será conectado.

Adaptadores

Os adaptadores são encontrados em diferentes formatos para proporcionar a oportunidade de conexão entre os aparelhos e tomadas. Além de serem práticos e funcionais, são peças essenciais para garantir que, independente do encaixe da tomada, seus eletrônicos irão funcionar perfeitamente e com segurança.

Conheça a Decorlux!

Aqui na Decorlux, você encontra uma infinidade de materiais de alta qualidade para instalações elétricas. Entre em contato! Teremos o prazer de te atender!

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais