Como cuidar das suas ferramentas elétricas

Materiais Elétricos e Ferramentas
26 de março de 2019 / Comentar

Quem trabalha com ferramentas elétricas, sabe a importância de manter elas limpas e conservadas. Afinal, uma manutenção periódica é essencial tanto para o funcionamento do equipamento quanto para a segurança do operador.

Pensando em te ajudar, separamos algumas dicas de como manter suas ferramentas elétricas em um bom estado, sempre prontas para o trabalho. Confira!

A limpeza é uma prática diária

Limpar suas ferramentas após o uso é um fator muito importante para prolongar a expectativa de vida delas. Afinal, possíveis resíduos podem obstruir as saídas de ar do equipamento e acabar queimando-o.

Para essa tarefa, você pode utilizar um pincel ou até mesmo um compressor de ar, soprando toda a sujeira. Já a parte externa do equipamento pode ser limpa com uma flanela. Se possível, lembre-se de manter o equipamento sempre lubrificado com óleo de máquina.

Veja também : Como eliminar ferrugem de ferramentas.

Use ferramentaselétricas adequadas ao trabalho

Evite de utilizar ferramentas elétricas em trabalhos diferentes do que aqueles que se que se designam. Não esqueça de verificar se a potência do aparelho é apropriada para o trabalho.

Nunca aproveite o acessório de outro equipamento, esse tipo de improvisação pode danificar a peça que está sendo trabalhada, estragar a ferramenta ou até mesmo provocar acidentes.

Não armazene de qualquer jeito

O local de armazenagem pode influenciar na durabilidade das ferramentas e por isso é importante escolher um local seco e que não contenha goteiras ou qualquer tipo de umidade.

Manter os equipamentos nas embalagens originais é uma maneira de mantê-los protegidos. Caso não as tenha mais, no mercado é possível encontrar maletas, próprias para guardar ferramentas elétricas, muito resistentes.

Evite fugir das famosas gambiarras elétricas. Um mal armazenamento ou instalação de fios pode gerar acidentes elétricos e desperdício de energia.

Não esqueça das revisões periódicas

Se você possui várias ferramentas diferentes, não se esqueça de ficar atento as diferentes épocas de revisões das mesmas. Mesmo ferramentas que são pouco utilizadas precisam passar por revisões periódicas.

É importante certificar que as peças e engrenagens do seu equipamento de trabalho estejam sempre bem lubrificados, sem sinais de ressecamento ou rachaduras nos cabos ou até mesmo se apresentam algum indício de ferrugem.

Utilize adaptadores de tomada

Nunca corte o plugue que liga sua ferramenta elétrica na tomada, ou retire o terceiro pino do equipamento, para facilitar a adaptabilidade. Os plugues garantem a passagem da corrente elétrica de forma estável e evitam os curtos.

Atitudes como essas, que parecem inocentes, podem influenciar negativamente a segurança de operadores e até mesmo de quem estiver próximo. Procure sempre utilizar adaptadores de tomada para evitar esse tipo de prática.

Veja também: Construindo? Saiba como posicionar tomadas e interruptores.

Preste muita atenção aos ruídos

Por último, esteja sempre atento aos ruídos de seus aparelhos. Eles estão dentro da normalidade? Trepidações e barulhos incomuns devem ser estudados cautelosamente e se confirmado, a ferramenta deve ser levada para a manutenção.

Procure não utilizar um equipamento que está apresentando defeitos. Quando for em busca de consertos procure um profissional capacitado, e se preciso, só substitua as peças necessárias em uma oficina autorizada.

E aí? Você está tendo um bom cuidado com suas ferramentas elétricas? Se não, não perca mais tempo e tome as providências necessárias. Não deixe de conferir outros conteúdos e continuar visitando o nosso Blog, toda semana temos novidades pra você por aqui.