Como escolher o bocal ideal para sua instalação

Iluminação e LED
bocal para lâmpada
2 de julho de 2020 / Comentar

Os bocais são aqueles dispositivos que conectam e acoplam a sua lâmpada com a rede elétrica instalada no local. A iluminação, assim como a elétrica em geral, hidráulica e estrutural são as bases de um projeto de construção ou reforma, então é necessário ter um cuidado minucioso com todos os itens para evitar problemas futuros.  

A legislação brasileira é bastante ampla quanto aos tipos de bocais e lâmpadas, por isso no mercado existem vários formatos deles e esse é um detalhe importante para ficar atento e escolher o bocal mais adequado para cada situação.

Falando sobre instalação elétrica, você pode dar uma olhada em nosso outro material do blog que fala sobre o passo a passo de como montar um quadro elétrico seguro. Mesmo escolhendo os itens corretos, é preciso planejar e executar um quadro de comando com segurança. 

As duas dicas:

1.Tamanho do bocal

Os modelos mais comuns dessas bases são as chamadas E-27, usadas em situações convencionais como para lâmpadas LED, fluorescentes modernas, ou até, quem sabe, as antigas, incandescentes ou halógenas, onde suas instalações são aparentes, geralmente ficando pendentes ou penduradas no teto. Sendo também utilizadas em dispositivos já preparados para receber essas lâmpadas, como abajures, lustres e luminárias. 

Já as denominadas E-14 também são utilizadas em dispositivos como abajures e luminárias, mas um pouco menores e com uma entrada específica. Outro modelo bastante utilizado é o E-40, voltado para refletores, lâmpadas e luminárias de alta potência. 

bocal para lâmpada

2. Material do bocal

Os materiais mais comuns utilizados nos bocais são plásticos resistentes ao calor e os de porcelana. Quando se trata de iluminação, obviamente precisamos saber que vamos lidar com calor, mas a questão é saber a quantidade de calor. 

Os termoplásticos resistem com uma vida útil segura até 90ºC, sendo comumente usados em situações convencionais, como em qualquer instalação simples na sua casa, seja no quarto, no banheiro, na cozinha ou na sala.

Já os bocais feitos de porcelana são indicados para temperaturas maiores e/ou em dispositivos que produzem calor além da própria lâmpada, como fornos, fogões e churrasqueiras.

Outro material utilizado para aguentar maiores temperaturas é o baquelite, um tipo de plástico que é produzido com o calor, mas não pode ter sua estrutura alterada mesmo com o calor após ser moldado. Por isso ele se torna resistente ao calor e é indicado para situações onde estará mais exposto a altas temperaturas, assim como a porcelana.

É importante salientar também a diferença entre bocais e soquetes. O bocal funciona como um adaptador entre a instalação elétrica e a lâmpada da sua preferência, isso inclui design e modelos variados disponíveis. 

A Decorlux é especializada em linhas de bocais e soquetes no mercado brasileiro, oferecendo o que há de melhor para você e para a sua construção ou reforma. Todos com garantia Decorlux.

Encontre em nosso site uma gama enorme de opções de bocais para você e seu projeto. E muito mais! 

Para mais informações confira nosso vídeo:

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais