Como evitar acidentes elétricos na Construção Civil

Materiais Elétricos e Ferramentas
15 de janeiro de 2019 / Comentar

Acidentes elétricos são os mais comuns no setor da construção civil e manutenção predial. Confira 5 dicas para evitar este tipo de acidente em sua obra.

 
O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho na construção civil e manutenção predial, segundo informações de um estudo realizado há menos de dois anos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). No continente americano, ficamos atrás somente dos Estados Unidos. A maior parte destes acidentes ocorre, no entanto, por descaso e negligência em relação à rede elétrica. Hoje a gente separou 5 dicas importantes para que sua empresa não ajude a aumentar estas estatísticas.
 

  1. Consulte a Concessionária de Energia

 
É comum que as concessionárias de energia desenvolvam programas permanentes de orientação sobre os riscos com a eletricidade especialmente voltados para as obras na construção civil. Antes de começar uma obra, entre em contato com a concessionária de energia da sua cidade e solicite a verificação da rede elétrica do local da obra. Após a verificação, a companhia lhe fornecerá uma série de recomendações de segurança que devem ser implementadas em sua totalidade. No caso de obras em edificações que já existem, vale a pena consultar a concessionária sobre os possíveis riscos com eletricidade que a obra poderá encontrar durante o seu desenvolvimento.
 

  1. Utilize materiais elétricos de qualidade

 
Além do uso obrigatório e correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs) especialmente destinados aos profissionais do setor elétrico, utilize materiais elétricos de qualidade e de origem confiável. Com 20 anos de mercado, a Decorlux possui um mix extenso de materiais elétricos e é uma referência no setor. Produtos sem certificação, além de menos eficientes, são potenciais ameaças aos trabalhadores e à rede elétrica da sua obra. Evite-os.
 

  1. Evite improvisos e gambiarras

 
Apesar das instalações elétricas de uma obra serem temporárias, isso não quer dizer que elas devam ser improvisadas. Evitar as gambiarras, além de diminuir os riscos de um acidente com choques elétricos, ajudará, ainda, a diminuir o consumo de energia. Uma emenda mal feita, por exemplo, é um ponto crítico de fuga de energia elétrica.
 

  1. Profissionais qualificados

 
É dever dos empregadores evitar problemas com eletricidade em suas obras, oferecendo orientação e condições seguras aos trabalhadores. Entretanto, profissionais bem treinados e cientes de seus compromissos com a segurança estão menos suscetíveis a acidentes, mais capacitados a identificar possíveis ameaças e não negligenciá-las.
 

  1. Organização e Sinalização

 
Atentar para a organização e sinalização em obras de construção civil também é uma eficiente maneira de evitar acidentes elétricos. O uso de sinalizadores em painéis elétricos e painel de controles de máquinas ajudam a identificar o funcionamento dos mesmos ou a presença de corrente elétrica. As Luminárias de Emergência servem para auxiliar os trabalhadores até a saída mais próxima em caso de algum acidente.
 
E aí? A sua empresa toma todas essas precauções? Se não, não perca mais tempo e tome as providências necessárias para se adequar às normas padrões de segurança. Lembre-se, obra segura também é mais rápida. E não deixe de conferir outros conteúdos e continuar visitando o nosso Blog, toda semana temos novidades pra você por aqui. 😉

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais