Construindo? Saiba como posicionar tomadas e interruptores

Dicas e Curiosidades
8 de março de 2019 / Comentar

As tomadas e interruptores são tão presentes em nossa rotina que muitas vezes passam despercebidos, mas você já pensou como seria estar em um cômodo sem nenhum deles?

Um bom planejamento das instalações elétricas de uma residência é muito importante para evitar problemas como falta de tomadas, interruptores mal localizados e outros até mais graves. Veja nossas dicas sobre reformas nas instalações elétricas.

Para saber como tomar as decisões certas na escolha e posicionamento de tomadas e interruptores, que faz toda a diferença para a funcionalidade da nova casa, acompanhe as informações a seguir!

Considere todas as alternativas antes de finalizar o projeto elétrico

Pode não parecer tão obvio, mas quando realizamos uma obra, os eletrodomésticos não são simplesmente colocados onde existem interruptores. Precisamos escolher a localização dos interruptores sempre pensando onde queremos nossos eletrodomésticos.

Logo, uma boa dica é planejar onde os interruptores serão instalados e cogitar múltiplas alternativas com antecedência. Liste os eletrodomésticos que você possui e também os que pretende adquirir. Feito isso, ficará mais fácil decidir quantos interruptores e tomadas serão necessários e onde eles poderão ser instalados.

Fique atento as normas gerais de instalações elétricas

Não se esqueça que tanto a quantidade quanto a localização das tomadas devem entrar em acordo com a capacidade das instalações elétricas gerais. Siga as normas patenteadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que regulam a instalação de tomadas conforme o tamanho e tipo de ambiente.

Fonte: adaptado de NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão.

No caso de interruptores, a regra é bem similar. A quantidade varia com o ambiente e, normalmente, se tem uma por luminária. Em ambientes que costumam ser integrados, como cozinha e sala de jantar, é bem comum ter interruptores com mais de um botão.

Contrate um profissional da área para te auxiliar com seu projeto elétrico, ele saberá determinar com precisão o lugar mais seguro para suas tomadas e interruptores.

Avalie o tipo de tomada

Depois de decidir onde as tomadas e interruptores serão instalados, é preciso se atentar ao tipo de tomada que você deseja.

Atualmente, de acordo com o Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas, os aparelhos eletrônicos novos só podem ser comercializados com tomadas de três pinos, entretanto, os mais antigos ainda possuem dois pinos.

Não esqueça de conferir seus eletrodomésticos antes da instalação das tomadas e interruptores, dessa forma você evita o uso de adaptadores e extensões desnecessárias.

Dicas extras

  • Não exagere no número de interruptores e tomadas, eles irão prejudicar o posicionamento de móveis e a decoração do ambiente;
  • Sempre priorize a acessibilidade e a segurança, especialmente se entre os moradores houver crianças, portadores de necessidades especiais ou idosos;
  • Nunca instale uma tomada muito próxima ao chão: eventualmente, ela pode molhar e acabar colocando a segurança dos moradores em risco;
  • Fique atento a locais como sala, cozinha e quarto, que possuem alguns eletrodomésticos com fios mais curtos. Nesses casos é preciso planejar bem a localização de cada tomada e interruptor, para que não seja necessário extensões elétricas.

Gostou? Não deixe de compartilhar conosco as suas opiniões e acesse aqui nossas dicas de como fugir de gambiarras elétricas. Aproveite também e conheça a nossa linha de produtos Decorlux.