Decorlux: 7 aprendizados que acumulamos ao longo de 22 anos de empresa

História da empresa
23 de dezembro de 2021 / Comentar

Em 2021, a Decorlux completou 22 anos no mercado de importação, distribuição e comércio de materiais elétricos. Consolidada em sua área de atuação, nas últimas duas décadas a empresa construiu uma trajetória de sucesso atendendo atacados, varejo, indústrias e profissionais do setor. Mesmo em tempos de recessão econômica, manteve-se firme e focada em seu crescimento e valores, mantendo-se resiliente a todas as situações.

 Com isso, ao longo de sua trajetória, acumulou diversas lições acerca de gestão e visão empresarial. E, para celebrar mais um aniversário, dividimos com vocês sete aprendizados que fazem com que a Decorlux se torne mais forte a cada dia:

1. Planejamento estratégico bem definido

Ter uma ferramenta de gestão bem elaborada e definida é essencial para o andamento e busca dos objetivos de uma organização. Esse processo funciona como um roteiro que determina onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias para cumprir essa jornada. Este é um processo contínuo e sistemático para tomada de decisões, pois define metas, traça estratégias, antecipa problemas e monitora o progresso de qualquer projeto a ser executado. E é por este motivo que o planejamento estratégico substitui a “gestão por feeling” e ajuda a empreender e a enxergar com maior clareza os rumos do negócio.

Além disso, outro fator importante durante esses anos, foi o fato de estarmos sempre atentos ao fluxo de caixa. O ditado que diz que: “dinheiro não aceita desaforo” e é a mais pura verdade. Com isso, entendemos que nossas decisões têm impacto financeiro em algum momento, em algum lugar (ou em todos) da nossa empresa. Então, estar atento a isso é muito importante para a sobrevivência de qualquer empresa. Manter o caixa saudável é uma premissa que deve sempre ser seguida e com isso podemos projetar crescimento e investimentos da forma mais correta possível.

2. Foco na alta gestão empresarial/desenvolvimento de equipes

Cada vez mais é preciso que as empresas entendam que as pessoas/colaboradores são o principal ativo de uma companhia. E, para isso, a gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes é um ponto chave dessa questão. Em outras palavras, as empresas que investem no êxito individual e coletivo de seus colaboradores tendem a ter mais sucesso também, que em geral se reflete em retorno sobre o investimento (ROI).

Assim, para que os colaboradores sejam cada vez mais produtivos e engajados com o trabalho, é importante investir no desenvolvimento de equipes constantemente. Isso garante resultados satisfatórios para todos que fazem parte da organização.

Ainda nesse sentido, a capacidade de delegar e oferecer autonomia aos gestores fornece à empresa e aos colaboradores ainda mais motivação, pertencimento e novas possiblidades. 

3. Comunicação intrapessoal e interpessoal

A construção de uma boa relação no local de trabalho é uma questão importante na vida empresarial, tanto no relacionamento intrapessoal, quanto no relacionamento interpessoal. Boas relações nesse ambiente oferecem vários benefícios, pois a rotina fica mais agradável, possibilitando ao profissional ser mais inovador e criativo. Além do mais, bons relacionamentos trazem mais produtividade: em vez de gastar tempo e energia superando os problemas associados aos relacionamentos negativos, você pode se concentrar nas oportunidades. Por isso, manter também a transparência é a chave para que a equipe se mantenha motivada e com o grau de confiança elevado. 

4. Benchmarking (troca de informação entre corporações)

A troca de informações entre empresas/concorrentes é benéfico e torna o mercado mais transparente. Isso consiste na comparação de métodos, objetivando a identificação das melhores práticas de uma organização com organizações similares, apontando eventuais melhorias na atividade dos agentes e/ou reduzir seus custos. A importância de entender o porquê a concorrência está tendo sucesso lhe dá uma visão importante e que permite criar metas mais mensuráveis, desenvolver estratégias inovadoras para causar impacto e monitorar efetivamente seu progresso em relação a cada meta ao longo do tempo. Outra razão pela qual o benchmarking nos negócios é importante é porque ele oferece uma maneira de descobrir novas oportunidades para crescimento e sucesso do negócio. 

5. Aperfeiçoamento e desenvolvimento constante de processos

Em razão do dinamismo corporativo, as empresas, quase que necessariamente, buscam aperfeiçoar seus instrumentos de gestão para melhorar seu desempenho e reduzir suas despesas. Para tanto, os agentes do mercado se valem de um emaranhado de metodologias, práticas comerciais e instrumentos para alcançar a maximização de suas atividades empresariais. Outro ponto, é que saber mensurar todos os resultados de nossas ações ou omissões ajuda a agir com mais assertividade. 

6. Novos mercados/produtos

É preciso definir o público-alvo com clareza, pois são essas pessoas para quem a equipe de vendas da empresa focará com o objetivo de sanar suas necessidades. Características como dores, desejos, anseios e ansiedades são alguns exemplos que, se bem compreendidos, podem fornecer condições para criar soluções direcionadas e, assim criar novos mercados. Conhecendo os grupos aos quais faz parte, uma boa gestão consegue moldar sua oferta e fazer disso um negócio de sucesso. Foi nessa lógica que identificamos mercados novos, que antes não eram explorados.

Podemos destacar também a criatividade, pois a dinâmica das mudanças constantes do mundo e de novas necessidades é uma premissa inevitável e devemos sempre estar de olho e ouvidos abertos buscando essas novas ideias. Estar aberto à novos conceitos e formatos é fundamental. 

7. União e relacionamento 

Muitas vezes, achamos que o bom relacionamento com o cliente já é suficiente para garantir o sucesso do negócio. Porém, temos que lembrar que a boa relação com os seus próprios fornecedores e colaboradores é de extrema importância, uma vez que eles são responsáveis por garantir, respectivamente, os insumos necessários e a dinâmica diária para a realização das atividades da empresa.

Portanto, engana-se quem considera empresas como entidades isoladas e independentes. Aliás, essa ideia pode afetar diretamente a produtividade e, consequentemente, a lucratividade de todo o sistema no qual, na verdade, um depende do outro. Por isso, a união de toda a cadeia envolvida clientes, fornecedores e colaboradores é importantíssima, quando todos estão focados no mesmo objetivo e trabalham em parceria, visando ao crescimento. 

Aprendemos, portanto, nesses 22 anos de Decorlux que, sozinhos até podemos ir mais rápido; mas unidos, certamente, chegamos mais longe. A nossa história até aqui, foi construída por várias mãos, as quais somos e seremos eternamente gratos. Aos que aqui passaram um dia, aos que voltaram e aos que estão conosco, lutando e buscando o melhor para a Decorlux nossos eternos agradecimentos, pois somente com a união de nosso trabalho é que vamos continuar nossa história de sucesso.

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais