Conheça as diferenças entre as redes 127V e 220V

Efetivamente não há diferença no fornecimento de energia. Mas você precisa saber utilizar os aparelhos adequados para cada tensão.
Vamos falar sobre as principais diferenças entre as redes 127V e 220V? Saiba qual a tensão da tomada que você vai utilizar e como não ter mais nenhum aparelho estragado por conta desta variação!
O mais importante é entender que, na prática, não há diferença no fornecimento de energia para o seu estabelecimento.
As principais distinções entre as tensões
Talvez você já tenha ouvido falar de outra diferença entre as duas redes, alegando que a tensão 220V é mais econômica que a 127V, mas isso é um mito. O que define o consumo de energia elétrica de uma casa é a potência e o tempo de uso dos aparelhos eletrônicos e não a tensão da rede.
Vamos ver as que realmente são diferenças?
- É verdade que as redes 127V são mais seguras que as 200V para casos de choques elétricos; e
- Já em apagões por alta demanda, as redes 220V levam vantagem pois permitem a passagem de correntes elétricas menores.
Por que devo saber que tensão alimenta determinada tomada?
Quando for viajar, mudar de cidade ou comprar algum eletrodoméstico ou eletroeletrônico, você deve saber qual a tensão da rede elétrica do lugar onde você irá ligar um aparelho.
Alguns aparelhos funcionam apenas em redes com tensão 127V, e outros em tensão 220V. Já os aparelhos bivolt funcionam em tensões de 100V a 240V, portanto, podem ser ligados em tomadas de qualquer uma das redes.
Saiba como descobrir a tensão que o seu eletroeletrônico ou eletrodoméstico utiliza!
Ao ligar um aparelho com voltagem 127V em uma rede de tensão 220V, ele queima rapidamente pois recebe uma corrente para a qual não estava preparado.
Na situação contrária, quando você liga um aparelho 220V em uma tomada 127V, não haverá danos imediatos ao aparelho, que funcionará com menos força e de forma insatisfatória. O uso recorrente na tensão inadequada certamente diminuirá a vida útil do mesmo e o tornará ineficiente.
Utilize um Multímetro
Por fim, se você não tem certeza sobre a tensão disponível na tomada que você pretende utilizar, você pode descobrir utilizando a função voltímetro de um Multímetro ou uma Chave de Teste.
Contudo, cuidado ao utilizar o multímetro. Se você não sabe utilizar o aparelho da maneira correta, poderá queimá-lo.
Se você não tem ou não sabe usar estes aparelhos, a nossa dica é buscar a informação com administração do estabelecimento. Ou então chame um eletricista para te ajudar.
Continue acompanhando o nosso blog e fique sempre por dentro de dicas importantes como esta. Gostou das informações que acabou de ler? Compartilhe este post com os seus amigos pelas redes sociais. Até a próxima!