DPS: o que é e como esse dispositivo pode proteger um ambiente?

Materiais Elétricos e Ferramentas
17 de dezembro de 2020 / Comentar

O DPS é um dispositivo de proteção contra surtos, é um equipamento de proteção elétrica para as residências, comércio e indústria. Conheça mais a seguir!

Você sabe o que é um surto elétrico? Basicamente, é quando acontece um pico de corrente elétrica, provocado por fatores externos ou internos. O DPS é um dispositivo para proteger sistemas elétricos deste tipo de situação.

Para ilustrar melhor, a descarga atmosférica (raio) é o exemplo mais comum de surto elétrico. Quando isso acontece, a tensão elétrica varia em um curto período, provocando a queima de equipamentos eletroeletrônicos e máquinas em geral.

Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre o universo dos DPSs? Continue a leitura com a gente a seguir:

Porque acontecem sobretensões?

Para entender melhor sobre como funciona um DPS, é bom entender primeiramente que existem 3 razões para uma sobretensão acontecer. São elas:

#1 Descarga atmosférica

Quando um raio alcança a instalação ou a rede elétrica, temos um exemplo de descarga atmosférica direta. Além deste exemplo, temos a descarga atmosférica indireta, que acontece quando o raio não chega a atingir, mas o funcionamento do sistema elétrico acaba sendo danificado pela irradiação do campo magnético do raio.

#2 Movimentação da rede elétrica

Esse evento acontece quando a energia da rede elétrica é retomada depois de uma manutenção ou ainda depois de “faltar a luz”, ou seja, depois de uma queda de energia. Ao religar a rede, é fácil notar um pico de tensão com mais de 500 volts.

 

#3 Motores

Alguns eletrodomésticos, como ar-condicionado, lava louças ou lava roupas, funcionam por meio de motores. Assim, mesmo imperceptível, ao ligar ou desligar esse tipo de equipamento, pode acontecer um pico de tensão no sistema de energia elétrica do ambiente.

Por que usar um DPS?

A longo prazo, a sobretensão é imensamente danoso aos eletrodomésticos. Inclusive, computadores, decodificadores, modems de banda larga, entre outros eletroeletrônicos afins são altamente sensíveis a esse fenômeno.

A sobretensão, além disso, diminui consideravelmente a durabilidade dos seus eletrodomésticos. Ademais, aceleram a deterioração dos componentes eletrônicos. É exatamente por isso que existem os dispositivos de proteção contra surtos ou DPS.

Diferentes tipos de DPS

Existem diferentes tipos de DPS. Hoje, no mercado, você encontra estes 3 modelos:

  • Classe 1: elimina os danos gerados com a descarga elétrica atmosférica direta. Para proteger instalações em ambientes onde a incidência de raios é constante, este tipo de DPS é usado no quadro de distribuição com extrema frequência.
  • Classe 2: são DPSs usados em equipamentos elétricos para evitar picos causados por descargas elétricas indiretas, ou por movimentações na rede. É preferível utilizá-lo junto do DPS de Classe 1 para garantir a segurança.
  • Classe 3: estes dispositivos realizam uma proteção maior para equipamentos sensíveis, como os citados acima (principalmente aqueles de som profissional). É recomendável instalá-lo perto de equipamentos e junto de um DPS de classe 2.

Conheça a Decorlux!

Aqui na Decorlux, você encontra uma infinidade de materiais de alta qualidade para instalações elétricas. Quanto aos dispositivos de proteção contra surtos, é só clicar aqui para conhecer as nossas opções disponíveis!

E, precisando de orientação profissional, entre em contato que teremos o prazer de te atender!

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais