Para que servem as fitas isolantes coloridas?

DIY: Faça você mesmo
8 de novembro de 2021 / Comentar

A fita isolante é prática e muito comum em instalações elétricas em residências, indústrias, carros ou concessionárias de energia. O principal objetivo de seu uso é a proteção de fios elétricos, evitando o contato de um condutor com outro. Por essa razão, é produzida com base em materiais não-condutores de eletricidade, que respeitam o isolamento dos fios. Geralmente, o material utilizado é PVC com adesivo à base de borracha, já que tem propriedade elástica e elevada durabilidade.

O uso mais comum nas instalações é da fita isolante preta, por conta da sua resistência ultravioleta. Mas, muitas vezes, os profissionais da área da eletricidade recorrem a fitas isolantes coloridas. Certamente você já as viu em alguma instalação ou pelas prateleiras de lojas especializadas e se perguntou sobre qual seria a diferença para a mais comum (preta) e para que elas servem. Explicaremos a seguir.

As cores das fitas isolantes e suas funções

As cores servem para diferenciar os níveis de tensão e fases de cada fio. Como falamos anteriormente, todas elas são produzidas com o objetivo de evitar superaquecimento e, consequentemente, um incêndio. Por isso, independentemente da cor, todas são seguras para usar quando os fios estão expostos (sem o a capa de proteção). 

Mas as cores têm sua finalidade específica e muito importante, que é identificar e sinalizar a função de um condutor em instalações de baixa e média tensão – já que os cabos, na maioria das vezes, não são fabricados com isolação colorida.

Por convenção, as identificações das principais cores são:

– Azul claro: condutor neutro (N);
– Verde: condutor de proteção ou aterramento (PE ou T);
– Vermelha, Branca e Amarela: condutores de fases (R, S e T), respectivamente, ou ainda, conforme o padrão de energia local. Nunca se deve usar as cores verde e azul para condutores de fase.

A identificação dos níveis de tensão e fases por meio das fitas isolantes coloridas é importante, pois torna a instalação mais segura, organizada e, caso seja necessária a manutenção em algum momento, a identificação é muito mais fácil. A forma mais comum de uso, é aplicar três ou quatro voltas sobrepostas da fita próximo às extremidades dos cabos. É dessa forma que é feita a identificação.

As fitas isolantes da Decorlux são produzidas com material de qualidade e dão segurança, já que seguem os requisitos exigidos pelas normas ABNT. Estão disponíveis em 11 cores e nas metragens de 5m, 10m e 20m, podem ser vendidas em tubos e caixas. Para conhecer a linha completa, clique aqui.

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais