Entenda qual a importância dos disjuntores na instalação elétrica

Materiais Elétricos e Ferramentas
9 de janeiro de 2018 / Comentar

Em sua casa, toda a fiação passa por um painel central de disjuntores, mas você sabe o porquê disso? Esse painel é composto de cerca de uma dúzia de disjuntores, que funcionam como um interruptor automático, com o objetivo de controlar a corrente elétrica, protegendo os circuitos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Entendendo os circuitos elétricos

Circuito elétricos são o caminho que a energia faz, podem abranger todas as tomadas de um cômodo ou  reunir a iluminação de uma área da casa, aparelhos maiores, como a central de ar condicionado ou o refrigerador, geralmente possuem seu próprio circuito.
O papel do disjuntor é o de monitorar e controlar a corrente elétrica e, se necessário, interromper imediatamente em caso de níveis que ultrapassem o considerado seguro, para que não haja uma sobrecarga.
A sobrecarga, normalmente ocasionada pelo uso de vários eletrodomésticos ao mesmo tempo, ocasiona o aquecimento do sistema, o que danifica a isolação dos fios e pode afetar a instalação elétrica. Se essa sobrecarga é muito alta, ocorre um curto-circuito.
É por isso que quando você liga o chuveiro de sua casa, junto com outros eletrodomésticos, o disjuntor desarma, desligando toda a energia elétrica do circuito que está ligado a ele. Isso não acontece por causa de mal funcionamento ou para estragar seu banho, mas para evitar acidentes como incêndios ou queima de equipamentos eletrônicos.

Conhecendo os diferentes disjuntores

Existem diferentes tipos de disjuntores, que podem variar desde pequenos dispositivos para uso residencial, predial ou industrial a grandes aparelhos que protegem circuitos de alta tensão, usados para alimentar grandes cidades, em usinas e subestações.
Os mais comuns são esses que citamos a seguir:
Disjuntores de Alta Tensão: indicados para grandes potências, podendo alcançar valores de 100 ampères;
Disjuntores magnéticos:  indicado especialmente para casos em que há preocupação de proteger o equipamento com bastante precisão;
Disjuntores térmicos: seu funcionamento interrompe o circuito elétrico quando a temperatura fica muito alta, são utilizados evitar incêndios, danos causados ​​por flutuações de tensão, e outras situações elétricas perigosas;
Disjuntor termomagnético: muito utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga.

Disjuntor Decorlux

Exemplo de um disjuntor Decorlux.


E então, nossa informação foi útil para você? Continue acessando o nosso blog para mais dicas como estas, sobre o uso e funcionamento de nossos produtos!

[TheChamp-FB-Comments]