Materiais elétricos: dicas para se levar em conta antes das compras

DIY: Faça você mesmo
30 de dezembro de 2020 / Comentar

Antes de comprar os seus materiais elétricos, é necessário levar alguns pontos em consideração. Acompanhe a seguir!

As instalações elétricas são algo que exige muita atenção na hora de planejar o seu projeto de construção, não é mesmo? Tudo é preciso ser feito com muito cuidado para garantir a segurança de todos e também o funcionamento correto da rede, obviamente. Ainda mais se falando de materiais elétricos!

Contudo, ao comprar seus materiais elétricos, você precisa levar em conta detalhes importantes. Exemplo disso é o orçamento, a procedência do material, entre outros.

Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a escolher os materiais elétricos que você necessita. Perceba junto com a gente nos próximos parágrafos deste texto:

O que considerar na hora de comprar seus materiais elétricos?

Primeiramente, antes de iniciar qualquer compra, é interessante ressaltar que para tudo dar certo em seu projeto será necessário contar com profissionais capacitados e experientes.

Além disso, existem ainda alguns fatores que são importantes de se considerar, como:

  • qual o número de tomadas previstas no projeto;
  • quais os tipos de tomadas propostas no projeto;
  • como será disposta a iluminação do ambiente;
  • como será o seu espaço em si;
  • de que forma será consumida a energia elétrica neste ambiente;
  • e, ainda, outros fatores como os dispositivos necessários para a segurança do recinto e de todos os envolvidos.

Ter já um plano traçado e bem desenvolvido é o melhor jeito de definir quantidades e quais materiais serão necessários.

Procedência dos materiais

Depois de feito o projeto, chegou a hora de iniciar as compras dos itens que serão utilizados na instalação elétrica. Neste momento o ideal é não pensar em valores, mas, sim, na procedência do material.

Sendo assim, considere a seguinte questão: você está levando um material de qualidade? Lembre-se que esse é um fator essencial para que a segurança e o desempenho da rede funcione perfeitamente.

Uma dica interessante é notar qual a capacidade da condução dos cabos, qual a sua espessura e qual isolamento é o mais indicado. Cabos desbitolados, por exemplo, podem até ser mais em conta na hora do orçamento, porém possuem muito menos cobre, e isso pode influenciar na performance da condução elétrica.

É como dizem por aí: “o barato muitas vezes sai caro”. Por isso, utilizar componentes não adequados pode levar você a gastar mais ou ainda propiciar o acontecimento de acidentes graves, como curtos-circuitos ou incêndios. E temos a certeza que não é isso que você está planejando.

Conheça a Decorlux!

Em nosso último artigo publicado aqui no blog da Decorlux, conseguimos realizar um descritivo completo de materiais necessários para instalações elétricas em uma residência.Você pode conferir, clicando agora mesmo aqui!

Entre estes itens descritos estão:

  • tomadas;
  • pontos de iluminação;
  • disjuntores;
  • interruptores;
  • circuitos elétricos;
  • e muito mais!

E, por falar em Decorlux, em nossa loja, você encontra uma infinidade de materiais de alta qualidade para instalações elétricas. Entre em contato! Teremos o imenso prazer em te atender!

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais