Mulheres eletricistas: ainda existe tabu?
No mês das mulheres, a Decorlux traz algumas reflexões sobre a atuação e o papel da mulher dentro do ambiente que corresponde à área da energia elétrica. Mas afinal, ainda existe tabu a respeito de mulheres eletricistas?
Pare para pensar. Quantas mulheres que atuam como eletricista você conhece? A disparidade de gênero dentro deste setor é enorme, sobretudo, na América Latina, onde apenas 20% de toda força de trabalho é feminina.
Em uma área majoritariamente dominada por homens, ainda existem algumas dificuldades para a entrada e atuação feminina. Mas em contrapartida, diversos movimentos e ações estão sendo desenvolvidas para que a situação mude de parâmetro.
O pioneirismo de mulheres que quebraram paradigmas, abriu portas que continuam acessíveis e inspirando mulheres ao redor do mundo. Cada vez mais mulheres têm se interessado pela área e encontrado espaço para atuar no setor.
Não é mais tão difícil encontrar mulheres que passaram a assumir cargos de liderança, assumir a frente de projetos inovadores ou mesmo encarregar-se de reparos domésticos, como a troca de uma lâmpada, chuveiro ou mesmo fiação elétrica, trabalhos que antes eram atribuídos quase exclusivamente aos homens.
Diversas ações e iniciativas tem debatido e criado uma nova perspectiva para o assunto. Um bom exemplo, é a ação guiada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e encabeçada pela EDP Brasil em conjunto com o SENAI, que lançaram a Escola de Eletricista para Mulheres e que já tem rendido bons frutos desde de 2018.
Ainda é preciso realizar um forte trabalho com relação ao empoderamento feminino e de conscientização geral em escala social, para que cada vez mais mulheres possam se sentir confortáveis para seguir as carreiras dentro do setor. A Decorlux quer fazer a diferença e convida a você também para essa reflexão.