O que você precisa saber antes de comprar fios e cabos elétricos

Materiais Elétricos e Ferramentas
cabos elétricos
15 de fevereiro de 2019 / Comentar

Ao realizar uma reforma ou construção nos deparamos com muitas dificuldades, uma delas é a compra dos fios e cabos elétricos. Nem sempre será o técnico eletricista o responsável pela compra desses produtos.
Por isso, separamos para você algumas dicas para entender quais os tipos de materiais adequados para cada ambiente antes que você vá para as compras.

Qual a importância de uma boa compra?

 
Como os cabos e fios não são elementos visíveis em sua casa é difícil entender a diferença e a funcionalidade de cada um. Além disso, a variedade de cabos e fios a venda é imensa.
Ao realizar uma boa compra você estará evitando problemas no futuro. São eles quedas de energia, curtos-circuitos ou incêndios, em casos que a energia que passa pelos condutores é maior do que eles podem aguentar.

Fique atento sempre às especificações de segurança

 
Na embalagem do produto, ou até mesmo no próprio fio, é comum que os fabricantes estampem o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a normatização segundo as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Não compre produtos nos quais esses dois selos não estejam visíveis. Eles indicam que o fabricante é responsável e comprometido com a segurança e a qualidade de seus produtos.

Cabos e fios: saiba diferenciar e escolher

 

  • Fio Sólido

Normalmente fabricado em cobre e PVC 750V, é comumente aplicado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros, em instalações residenciais ou e industriais mais simples, desde que não seja necessária a flexibilidade do fio.
A principal característica deste cabo é pouca flexibilidade. Portanto, não deve ser dobrado muitas vezes durante a instalação, pois existe grande chance que o material venha ser fadigado e o fio venha romper, gerando a interrupção da corrente elétrica.

  • Cabo flexível e cabo rígido

Assim como o fio sólido, o cabo flexível e o cabo rígido são fabricado em cobre e PVC, são comumente usados tanto em instalações residências quanto em industriais. Por isso, suas capacidades de condução de energia e indicações de uso são as mesmas que o fio sólido, diferenciando somente em suas flexibilidades.
Podem ser encontrados no mercado em dois níveis de isolamento, o mais comum que é o 750V, e com camadas mais espessas de isolamento, podendo chegar até 1000V.
Os cabos flexíveis são mais fáceis de serem instalados e manuseados. Por causa da sua flexibilidade, eles deslizam nos eletrodutos, realizando quaisquer curvas necessárias da tubulação. Portanto, essa característica de maleabilidade, junto com seus inúmeros fios finos, os tornam perfeitos para aplicações industriais e em maquinas.

  • Cabos PP

Esses cabos são comumente utilizado em ligações de eletrodomésticos, como geladeiras e aspiradores, ou até no mercado automotivo, porque possuem grande flexibilidade. Inclusive, são formados por condutores de fios de cobre.
Apesar de sua fabricação ser parecida com a dos cabos flexíveis, a diferença é que geralmente são formados por dois ou mais cabos. Possuem duas capas de PVC, uma dentro da outra, podendo ter duas ou mais pontas internas para fazer a ligação. Por isso são bem resistentes e seguros.

  • Cabos paralelos

Os cabos paralelos são recomendados para pequenos aparelhos portáteis ou objetos de iluminação, como luminárias e abajures. São constituídos por fios de cobre e portanto são considerados flexíveis.
Fique atento também com a metragem necessária que o projeto exige. Porque não errar no tamanho da extensão do fio ou cabo, e nas cores dos tipos de fios e cabos elétricos é essencial.
 
Agora que você já sabe as principais diferenças de cabos e fios elétricos você pode realizar sua compra de maneira mais segura. Conheça nossa linha de produtos DECORLUX, para ajudar na execução de seus projetos elétricos.
 
 

[TheChamp-FB-Comments]