top of page

110 ou 220? Aprenda agora mesmo as diferenças dessas voltagens

Atualizado: 14 de mai.

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a utilização das voltagens 110 ou 220. Acompanhe a seguir e saiba mais a respeito!



É 110 ou 220 volts? Ficou em dúvida? Pode ficar tranquilo! Pois quando falamos de instalações elétricas e eletrônicos no geral, é comum surgir essa pergunta, principalmente entre os mais leigos.


As especificações 110 ou 220 volts realmente ainda deixam muitas dúvidas. Inclusive, é supernormal na hora da compra de um produto eletrônico surgir esse tipo de pergunta vinda dos consumidores.


Contudo, caso o consumidor acabe comprando um produto com a voltagem diferente da tensão da sua residência, certamente terá um grande desapontamento. Afinal, comprar sem antes saber quais são as diferenças entre 110 e 220 volts pode fazer com que o dispositivo seja queimado.


É por isso que é muito importante saber diferenciar as duas tensões elétricas. Sendo assim, vamos discutir a respeito aqui neste artigo. Observe nas próximas linhas:


110 ou 220 volts: qual é mais econômica?

Em nosso país, é comum as pessoas buscarem por alternativas de economia de energia. Isto é, muitas trocam seus aparelhos eletrônicos de 100 para 200 volts.


Isso porque, comparados aos de 110v, os aparelhos eletrônicos com 220 volts dissipam energia em menor quantidade. Isso faz com que a energia seja melhor aproveitada e diminua também a corrente. Contudo, dependendo da situação, a economia acaba sendo de 2 a 6% menor que quando utilizada a tensão 110 volts.


É necessário ainda perceber qual o comprimento de toda a fiação utilizada, qual sua espessura e, acima de tudo, qual o tipo de instalação elétrica foi feita no ambiente. Existem três tipos:

  • monofásica;

  • bifásica;

  • trifásica.


Outro quesito importante a ser comentado é que para converter as tensões de 110v para 220v, é necessário trocar todo o disjuntor.


E como fica a segurança?

A segurança é outra dúvida supercomum entre os consumidores a respeito das duas tensões. Vamos, então, explicar como isso funciona:


Se você busca uma maior segurança ao fazer uma instalação elétrica, a melhor opção a se escolher é a tensão 110 volts. A razão desta escolha pode ser ilustrada da seguinte maneira:

Se alguém acidentalmente levar um choque em uma tomada com voltagem 220, suportará uma tensão duas vezes maior que em uma 110. Ou seja, o perigo acaba sendo dobrado.

Entretanto, esses acidentes estão gradualmente diminuindo em nosso país. Isso porque os novos modelos de tomadas, com novos formatos de plugs, impedem quase que totalmente que uma pessoa sofra lesões elétricas.


Mas, não importa o tipo de tomada. É extremamente necessário lembrar que todo cuidado é pouco, inclusive na hora da manutenção.


E quanto ao aterramento?

O aterramento é algo imprescindível para prevenir maiores danos aos aparelhos eletrônicos em caso de descarga elétrica. Ademais, ele previne possíveis choques caso algum equipamento seja utilizado de maneira incorreta, enviando ao solo todo o excesso de tensão.

Por que em alguns lugares do Brasil a voltagem é diferente?

Basicamente, a maioria dos estados brasileiros escolheram utilizar 110 volts por uma questão de segurança. Como vimos anteriormente, a tensão de 220v gera o dobro de danos comparando-se com a 110v.


Além do mais, como a corrente elétrica acaba percorrendo grandes distâncias (da usina de geração até chegar ao consumidor final), a tensão é menor para a maioria dos consumidores devido à perda de potência neste caminho.


Preste atenção na voltagem!

Agora que você já conheceu algumas diferenças entre as voltagens 110 ou 220, lembre-se de:

  • conferir a voltagem do ambiente antes de comprar ou alugar um imóvel;

  • pesquisar as voltagens do destino quando você for viajar;

  • preferir a escolha de aparelhos bivolts para funcionarem nas duas tensões;

  • utilizar um transformador, caso possua aparelhos que não são bivolts.


Conheça a Decorlux!

Aqui na Decorlux, você encontra uma infinidade de materiais de alta qualidade para instalações elétricas. Entre em contato! Estamos à disposição para te atender!





4 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page