Problemas elétricos em casa: saiba agora mesmo como identificar!

Dicas e Curiosidades
14 de janeiro de 2021 / Comentar

Alguns problemas elétricos são simples de se identificar. Observe com atenção a seguir!

Sabe aquela lâmpada piscando sem parar, aquele mau contato ou ainda surgimento de faíscas? Esses são alguns exemplos comuns de que alguma coisa não está correta na sua rede elétrica. Além desses casos, é importante analisar certinho para saber quais problemas elétricos estão acontecendo na sua casa.

Vale ressaltar que a manutenção periódica é algo imprescindível para garantir que a rede elétrica esteja devidamente funcionando, assim como seus aparelhos eletrônicos. Vamos conferir então nas próximas linhas como identificar alguns problemas elétricos em sua residência. Acompanhe:

Como identificar problemas elétricos em sua casa?

Medidor de energia

Mais conhecido como relógio de luz, o medidor de energia é um instrumento que especifica como anda o consumo de energia elétrica de uma residência. Quando você desliga o disjuntor de sua casa e, mesmo assim, o contador permanece trabalhando, quer dizer que ele ainda está registrando uso de equipamentos, mesmo com tudo desligado.

Isso significa que pode estar acontecendo alguma fuga de corrente elétrica em algum ambiente de sua casa. Além do mais, isso pode também deixar a sua conta de luz mais cara.

Para resolver esta situação, procure um profissional técnico eletricista. Ele poderá verificar corretamente o porquê destes problemas elétricos estarem acontecendo.

Sobrecarga nas tomadas

Quando não temos a possibilidade de fazer um projeto com muitas tomadas distribuídas pela casa, nos deparamos com ambientes com um número limitado delas.

Ainda bem que existem adaptadores e multiplicadores de tomadas para nos ajudar com esta situação. Os conhecidos benjamins são ótimos neste quesito, mas também são vilões das redes elétricas quando ligamos muitos equipamentos em um só plug.

Evite este hábito, preferindo utilizar extensões e principalmente réguas, que possuem filtro antipicos de tensão.

Choque

Sabe quando você, ao entrar no banho, liga o chuveiro e leva aquele choquinho? Por mais comum que isso possa ser, não é normal acontecer, não.

Isso é um sinal de escape na corrente elétrica. Assim que sentir um choque ou sentir algum cheiro de queimado, chame logo um especialista para não acabar ocasionando um curto-circuito e outros problemas elétricos.

Aquecimento de fios e aparelhos

Os equipamentos mais modernos são produzidos de maneira que a energia gasta para que eles funcionem não seja perdida gerando muito calor. Contudo, alguns aparelhos mais antigos podem sofrer este tipo de problema.

Energia oscilante

Ao ligar um aparelho que consuma muita energia, ou ainda vários deles ao mesmo tempo, é normal perceber que as luzes vão enfraquecendo e voltando ao normal em seguida. Desde que isso não aconteça de repente, está tudo certo.

Segurança em primeiro lugar

O importante é sempre contar com profissionais capacitados e experientes ao surgir alguma situação como essas acima.

Além disso, é indispensável utilizar materiais de qualidade em toda a rede elétrica da sua residência. Para isso, entre em contato com a Decorlux!

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais