Saiba como se proteger dos raios dentro e fora de casa

Dicas e Curiosidades
21 de janeiro de 2019 / Comentar

Brasil é o campeão mundial na incidência de raios e também responde por 10% dos acidentes fatais envolvendo descargas elétricas atmosféricas. Saiba como se proteger.

 
Os raios são descargas elétricas atmosféricas originadas a partir do atrito entre duas nuvens. Quando isto acontece, três fenômenos distintos são ocasionados pelo mesmo fenômeno. O primeiro deles é a descarga elétrica propriamente dita, a partir dela é possível ver um clarão riscando o céu, o qual chamamos de relâmpago e, só depois de algum tempo, ouvimos um barulho estrondoso causado pelo deslocamento de ar, o trovão.
 
O Brasil, inclusive, é o campeão mundial na incidência de raios no mundo inteiro. Somos o maior país da região tropical do globo terrestre e recebemos, em média, todos os anos, quase 78 milhões de raios, segundo estudos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os estados do Amazonas e Tocantins são os que mais sofrem com a incidência de raios. O Paraná fica em 11º lugar no ranking nacional. Em Antonina, litoral do estado, a média chega a 8,14 raios por quilômetro quadrado todos os anos, resultando em quase 6.900 descargas elétricas. Em Curitiba, a densidade chega a 4,56 raios por quilômetro quadrado, com quase 2 mil descargas todos os anos.
 
O período com maior ocorrência de raios se dá entre o final da primavera e o início do verão, período de maior calor com um tempo úmido, ao mesmo tempo, condições perfeitas para a formação das descargas atmosféricas. Confira nossas dicas para se proteger dos raios dentro e fora de casa no caso de uma tempestade:
 
Dentro de Casa
 
– Instale um Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS) no quadro elétrico. Ele irá proteger a sua rede de uma possível sobrecarga ocasionada pelos raios.
 
– Se ainda não tiver um DPS instalado, retire os aparelhos da tomada. A sobrecarga poderá queimá-los.
 
– Não fique perto de portas ou janelas metálicas.
 
– Evite usar telefone com fio ou celular com carregador conectado à tomada.
 
– Também evite o chuveiro elétrico durante uma tempestade.
 
Fora de Casa
 
– Se estiver dentro da água (piscina, mar, rio ou lago), saia imediatamente. O seu corpo pode servir como um pára-raios ou você pode receber uma descarga conduzida pela água.
 
– Evite lugares abertos ou o alto de montanhas, morros ou prédios. Os raios geralmente atingem os pontos mais altos dos terrenos.
 
– Prefira procurar abrigos em lugares mais robustos, que sirvam de obstáculos para raios. Lugares como embaixo de árvores, orelhões, barracas de camping ou guarda-sóis não são nada indicados.
 
– Veículos abertos como motocicletas, motos e patinetes também são perigosos. Evite-os. Mas se estiver dentro de um carro com as janelas fechadas, você está bem seguro. Aguarde a tempestade passar dentro dele e não abra as janelas.
 
Gostou da nossa dica de hoje? Além de curiosa, é super importante para a sua segurança. Compartilhe este texto com os seus amigos pelas redes sociais e não deixe de continuar dando uma olhadinha no nosso Blog toda semana. Você sempre irá encontrar um conteúdo interessante e relevante para o seu dia a dia. 😉

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais