Soluções de iluminação para pequenos espaços

Iluminação e LED
28 de fevereiro de 2019 / Comentar

Pode até não parecer mas a iluminação é parte fundamental da decoração de um ambiente. Com uma boa iluminação é possível destacar espaços e objetos desejados e até disfarçar irregularidades nas paredes ou no teto.

Em ambientes reduzidos, luzes bem posicionadas e de qualidade podem fazer o espaço parecer bem maior, sem tirar o aconchego do cômodo. Inspire-se em nossas dicas de iluminação!

Iluminação natural

A iluminação natural pode fazer milagres em ambientes pequenos. Quando possível, não foque somente na iluminação elétrica e dê uma chance para a luz do sol, além de fazer bem ela te ajudará a economizar na conta do final do mês.

A nossa primeira dica é dar preferência para materiais de cores leves e claras, tanto para móveis quanto para a pintura dos cômodos. Procure também utilizar tecidos leves e naturais, eles vão ajudar a dar a impressão de ambiente maior e ainda vão ajudar a propagar a luz.

Nas cortinas procure utilizar tecidos com alguma transparência e de cores claras, permitindo um melhor aproveitamento da luz do sol em todo o ambiente.

(Imagem: Pexels)

Instale cortinas com o trilho embutido ou o mais próximo do forro que for possível. Mantenha o comprimento do tecido próximo ao chão, dessa forma você terá uma sensação de um ambiente mais espaçoso.

Use também espelhos para decorar e coloque na parede oposta à janela, assim eles irão refletir a luz natural e ajudar a tornar o cômodo mais iluminado.

A iluminação natural é um fator pensado no momento anterior à construção da casa ou apartamento, se isso não aconteceu não se desespere ainda, você irá precisar da ajuda da iluminação artificial.

Iluminação artificial

Já falamos aqui sobre o papel importante que a iluminação tem na sensação de conformo de um ambiente, mas não acaba ai, uma boa composição de luzes pode trazer uma sensação de amplitude ao espaço.

Procure utilizar em seu projeto de iluminação luzes claras e com uma iluminação indireta, dessa forma a luzirá se espalhar pelo ambiente, trazendo uma sensação de que ele é maior do que realmente é.

Recuos no teto para instalar lâmpadas embutidas é outra alternativa que da a sensação de espaço maior.

(Imagem: Pexels)

No assunto de iluminações extras, como abajures, procure evitar peças muito grandes, visto que você estará desperdiçando um espaço valioso. Procure utilizar fitas de LED ou abajures pendentes, se aproveitando de móveis ou peças suspensas da sua casa.

Coloque cada tipo de iluminação sendo controlada de forma individual, por interruptores individuais, dessa forma você terá uma variedade maior de combinações, para serem usadas de acordo com a ocasião.

Outra ideia é utilizar uma iluminação regulável, através da instalação de um dimer por exemplo. Além de fácil e barato o dimer pode criar diferentes tipos de iluminação, desde um ambiente mais intimo e escuro quanto um ambiente bem iluminado.

Por último, dê sempre preferência a luminárias que destaquem os móveis de sua casa, valorizarem a arquitetura do imóvel, mas que não atrapalhem na circulação.

Continue acompanhando o nosso Blog para ficar por dentro de mais dicas como esta e aproveite para conferir toda a nossa Linha DecorLED.