Você está usando a sua Trena errado – e não sabia

Dicas e Curiosidades
15 de novembro de 2018 / Comentar

Confira quatro segredinhos desta ferramenta tão presente no nosso dia a dia.

 
Ela faz parte daquele grupo de ferramentas essenciais que você precisa ter em casa. É quase impossível imaginar a execução de qualquer reparo ou serviço sem que se precise utilizar uma trena para fazer algum tipo de medição.
Disponíveis em vários tamanhos, desde profissionais para medir grandes terrenos, até versões para uso doméstico, o modelo clássico do produto consiste em uma caixa de plástico ou metal abrigando uma fita métrica fabricada em metal flexível, que pode ser puxada para fora da caixa na hora da medição e que depois é retraída de volta.
As Trenas da Decorlux podem ser encontradas em duas versões, com 3 e 5 metros. Ambas possuem caixa em ABS de alta resistência com revestimento emborrachado, que protege a ferramenta contra impactos de quedas. A fita, com medidas em milímetros e polegadas, é fabricada em aço carbono temperado e possui pintura fosca antirreflexo, facilitando a leitura.
Mas se você já tem uma trena em casa, possivelmente pode estar usando-a de maneira errada ou não sabendo aproveitar algumas possibilidades que ela lhe oferece.
Você já reparou, por exemplo, nas utilidades e segredos que o gancho na ponta da fita guarda? Em primeiro lugar, se o gancho da sua trena está ‘meio frouxo’, saiba que ela não está com defeito, isso é proposital. Olhe bem o início da fita e você vai constatar que o primeiro centímetro é ligeiramente ocupado pela estrutura do gancho. A folga na sua fixação serve justamente para permitir um leve deslocamento da fita para compensar a espessura do próprio gancho e permitir medições mais precisas.
O mesmo gancho também possui um furinho em sua face, na maioria dos modelos disponíveis do mercado. Esse furinho serve para ajudar você a prender o gancho na cabeça de um prego ou parafuso, caso esteja utilizando a ferramenta sozinho. Apesar se ser possível travar a fita, a falta de um ponto de fixação pode permitir o deslocamento da fita e comprometer a sua medição.
O terceiro e último truque do ganchinho da trena é a sua extremidade, que pode estar levemente dividida em duas ou apresentar um serrilhado. Isso serve para que, na falta de um lápis ou caneta, você possa marcar a superfície que você está medindo com um leve arranhado.
Por fim, outro segredo que a sua trena guarda e talvez você não tenha se dado conta é de que a própria caixa pode fazer parte da sua medição. Por isso, você não precisa dobrar a fita para medir espaços onde há junções de seções. Bastar fazer a leitura de quanto mede a caixa da trena (essa indicação deve estar marcada na própria caixa) e somar com a medição de seção indicada na fita.
Já conhecia os segredos escondidos em sua trena? Compartilhe este post pelas redes sociais e confira qual deles os seus amigos já conheciam ou não. E se você ainda não tem uma trena em casa.,entre em contato com a gente e descubra onde encontrar uma trena Decorlux bem perto de sua casa. É só ligar (41) 3029-1144 ou 0800 601 1144.

[TheChamp-FB-Comments]