Fita isolante: conheça os diversos tipos existentes no mercado.

Materiais Elétricos e Ferramentas
19 de novembro de 2020 / Comentar

A fita isolante é um material supersimples e muito importante para as instalações elétricas. Confira mais informações aqui!

Quem nunca usou uma fita isolante? Trata-se de um acessório presente em muitos serviços de instalação elétrica. Apesar de simples, a fita isolante é muito importante para a garantir a segurança ao procedimento.

Mas, você que está começando a trabalhar com isso todos os dias, sabe bem o que isso significa e quais são os tipos de fitas existentes no mercado? Talvez você até já saiba, mas é sempre bom ter um conhecimento consolidado para que você possa trabalhar tranquilamente e demonstrar autoridade no assunto.

Vamos então tratar neste texto um pouquinho sobre esse material super conhecido entre técnicos, profissionais e também por toda a população. Vejamos a seguir!

O que é uma fita isolante?

Esta fita tem este nome porque, obviamente, ela tem a capacidade de realizar efetivamente a isolação de componentes. A fita isolante é feita de material plástico que não conduz a eletricidade, e é vulnerável mediante pressão.

O produto mais comum na fabricação da fita isolante é o vinil (PVC). Além disso, é uma fita que possui uma enorme variedade quando falamos de aplicação, por conta de sua elasticidade, não condutividade elétrica e resistência ultravioleta.

Em instalações elétricas seu uso acaba sendo muito comum. Por exemplo, você pode usar uma fita isolante para isolar cabos, fios e outros materiais condutores de eletricidade. Estas são basicamente as suas funções mais conhecidas, mas você também pode usá-las para:

  • Identificar cabos ou condutores elétricos;
  • Agrupar um conjunto de cabos;
  • Prevenir curto-circuito e consequentemente incêndios.

Quais tipos existentes?

Como falamos anteriormente, a fita isolante possui uma incrível variedade de aplicação. Na área elétrica, a sua aplicabilidade se define em 3 tipos. E, todos são produzidos em PVC, assim como a maior parte das instalações de baixa tensão.

Confira quais são estes tipos de fita isolante:

  1. A fita isolante mais básica que você encontra no mercado com a especificação Tipo C é produzida para pequenas aplicações, geralmente residenciais, e suporta até 70ºC. Além disso, ela possui uma espessura de 0,13 mm;
  2. A fita Tipo B, com espessura de 0,15mm, suporta até 90˚C e trata-se de uma fita intermediária, utilizada tanto em aplicações residenciais quanto industriais;
  3. Já a Tipo A de 0,18 mm é a mais comum em uso profissional, sendo altamente usada no setor industrial. Ela também suporta até 90˚C.

Conheça a Decorlux

Aqui na Decorlux, você encontra uma infinidade de materiais de alta qualidade para instalações elétricas. Quanto às fitas isolantes, possuímos uma grande variedade em nossa seção de materiais de isolação, que você pode conhecer clicando aqui!

E, precisando de qualquer orientação, entre em contato que teremos o prazer de te atender!

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais