Mitos e verdades sobre a iluminação em LED

Iluminação e LED
28 de fevereiro de 2018 / Comentar

Atualmente a iluminação em LED já é popular entre os consumidores, porém ainda existem muitos mitos sobre os LEDs, causando confusão e receios sobre a eficiência do produto nos consumidores, se você está nesse grupo que ainda tem dúvidas sobre as vantagens desse produto, aqui vão os principais mitos e verdades que você deve saber sobre esse produto!

1 – Lâmpadas LED duram mais

VERDADE: Uma das principais vantagens desse tipo de lâmpada, inclusive seu surgimento está intimamente relacionado a isso. Os produtos dos principais fabricantes prometem duração de 25 mil a 50 mil horas, alguns podendo até chegar a 100 mil horas.
A durabilidade de lâmpadas incandescentes costumam ser de 750 horas, fluorescentes, 8 mil. Existe só um porém na durabilidade do LED, ele não mantém a mesma qualidade em todas essas horas, perdendo a intensidade com o tempo.

2 – Lâmpadas LED não esquentam

MITO: Apesar de não emitir raios que provoquem o aquecimento, ela é um equipamento no qual há passagem de corrente elétrica, logo apresentam uma resistência elétrica e esquentam, aquecimento este muito baixo quando comparado aos das antigas lâmpadas incandescentes, ou até as fluorescentes.
As lâmpadas LED  não jogam o calor para o ambiente graças ao auxílio de dissipadores que têm a capacidade de removê-los, permitindo que a temperatura fique dentro dos limites especificados pelo fabricante, contribuindo para o aumento da sua vida útil.

3 – O preço da Lâmpada LED é maior

VERDADE: Com toda essa vida útil, seu preço é bem mais alto do que das demais lâmpadas, no entanto, com a grande difusão do produto, a indústria já foi capaz de reduzir o custo dos produtos em LED.
Mas ainda que haja muitas opções mais baratas dentro das lâmpadas em LED, algumas, quando comparadas com fluorescentes equivalentes, podem ter uma diferença no preço de mais de 100%. Toda essa diferença de preço é compensada a longo prazo por conta da economia nos custos com energia elétrica e da alta durabilidade das lâmpadas.

4 – Lâmpadas LED não iluminam lugares grandes

MITO: Os primeiros modelos de lâmpadas LED surgiram através de luminárias, na época a tecnologia ainda estava em seus primórdios e era usada para iluminar pontos específicos. Hoje em dia sua luminosidade é suficiente para o uso residencial, e até maiores. Com a tecnologia Power LED, essas lâmpadas produzem robustos feixes de luz. Galpões, ginásios e até estádios de futebol já são iluminados inteiramente com elas.

5 – Os LEDs não queimam

VERDADE: Como já foi citado acima, o produto perde a intensidade luminosa com o tempo, logo ele não queima. Os LEDs de boa especificação têm de 20 mil a 50 mil horas de vida útil, com uma perda de fluxo luminoso de 30%. O calor aos poucos provoca a degradação do fósforo nos LEDs brancos, causando uma depreciação do brilho e variação na temperatura de cor com o tempo.

6 – O descarte é muito complicado

MITO: Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, que contém mercúrio em sua composição, as lâmpadas LED não possuem nenhum metal pesado, portanto, não agridem o meio ambiente.
Você não deve esquecer essa informação porque 98% dos materiais que compõem a lâmpada LED são recicláveis. Apesar de o Brasil ainda não possuir reciclagem específica desse tipo de lâmpada, procure locais que aceitem outros tipos de lâmpada. Eles darão o destino correto a elas.

7 – Todo sistema LED precisa de fonte de alimentação.

VERDADE: Todo lâmpada LED precisa de driver, com ressalva aos sistemas plug-in, que já vêm com o driver embutido.O driver tem a função de auxiliar do acendimento e acionamento do LED, ou seja, como uma fonte de alimentação, só que com tensões baixas, de 12 e 24V. Mas cuidado, cada sistema LED possui um driver compatível, ou seja, com tensão e corrente apropriados ao sistema.

8- “Fazem mal a visão”

MITO: A luz das lâmpadas LED só prejudica a retina se usada de maneira incorreta. Segundo pesquisas cientificas, para que a luz do LED possa prejudicar as células oculares seria necessário que elas estivessem expostas diretamente a uma luz de 100 w em distância de 10 centímetros durante 12 horas fixas. Mas com essa duração de tempo e intensidade qualquer luz danificaria os olhos.
E agora? Já está pronto para trocar as lâmpadas de sua casa? Conheça nossa linha DecorLED e escolha as melhores lâmpadas para cada cômodo.

[TheChamp-FB-Comments]