Aprenda a fugir de choques elétricos!

Materiais Elétricos e Ferramentas
23 de fevereiro de 2018 / Comentar

Choques elétricos são considerados acidentes comuns, é muito provável que você leitor já tenha entrado em contato com essa experiência negativa alguma vez na vida. Em casos mais graves, os choques elétricos podem ter consequências trágicas, aprenda com a gente como evitar choques com medidas de segurança simples.
Se é necessário manusear fios ou aparelhos elétricos sempre tome as devidas precauções para evitar problemas, nunca manuseie aparelhos ou cabos com as mãos molhadas e sempre desligue o disjuntor, ou fonte de energia do aparelho. Caso você não tenha o entendimento necessário, não tente fazer consertos em instalações elétricas internas de sua casa.
Alguns choques, como os apresentados anteriormente, são causados por falta de cuidados ao manejar equipamentos elétricos ligados à energia, mas muitos outros são causados por problemas na instalação elétrica, para esses casos trazemos essas 7 dicas:
1. Nunca sobrecarregue suas instalações elétricas, sempre evite colocar vários aparelhos em uma mesma tomada, afim de evitar o risco de curtos-circuitos.
2. Não utilize aparelhos eletrônicos perto de pias ou banheiras, ao entrar em contato com a água, aparelhos energizados podem sofrer uma pane elétrica, gerando choques em quem estiver perto e danificando o equipamento.
3. Quando for trocar a temperatura de seu chuveiro, é ideal que o mesmo esteja desligado, ainda mais se seu corpo estiver molhado. Outra dica para o banho é usar chinelos de borracha, eles não te protegerão de um choque mas podem amenizar a intensidade do mesmo.
4. Tome cuidado ao instalar antenas de TV, só as faça caso o tempo esteja bom e tome cuidado para não chegar perto de fios elétricos. O ideal é sempre chamar um profissional habilitado para tais ações.

Sempre tome um cuidado extra com crianças!

5. Se em sua casa há crianças pequenas, preste sempre muita atenção, pois em seus primeiros anos de vida, as crianças apresentam muita curiosidade de mexer em todos os objetos que possam encontrar pela frente, por isso, tome cuidado com os objetos energizados, se possível coloque sempre protetores nas tomadas e não deixe os fios espalhados pela casa.
6. Utilize um organizador elétrico, úteis para acabar com o emaranhado de fios que ficam espalhados pelos cômodos, este produto não interfere no funcionamento dos aparelhos, sempre tome cuidado para não sobrecarregar sua instalação elétrica, não ultrapassando o número de aparelhos indicado.
7. Caso seja necessário remover do local uma vítima de descarga elétrica, envolva as mãos em jornal ou em um saco de papel, empurre a vítima para longe da fonte de eletricidade com um objeto seco, não-condutor de corrente, como um cabo de vassoura, tábua, corda seca ou bastão de borracha, de modo que não a machuque.
Em caso de acidente com eletricidade, ligue 192, não é sábio tentar tratar o acidentado por contra própria. Para mais informações, dicas e novidades, continue acessando o nosso blog.

[TheChamp-FB-Comments]