Economia de energia: adote essa ideia

Dicas e Curiosidades
18 de abril de 2018 / Comentar

Todo mês, chega a tão temida fatura da conta de energia. Por mais que você tome cuidado com o uso de eletrodomésticos e lâmpadas nos ambientes, ainda assim, é sempre uma surpresa não tão agradável. Entretanto, há dicas de economia que podem fazer toda a diferença.
Ainda que sejam ações simples, elas representam um impacto significativo no consumo. Além das vantagens que envolvem o seu bolso, a economia de energia traz benefícios para o meio ambiente, pois, assim, o tempo de vida dos recursos não renováveis é ampliado e a construção de usinas e a implantação de novas linhas de transmissão é adiada.

Precisando fazer aquela economia? A gente te ajuda!

Precisando fazer aquela economia? A gente te ajuda!

E o que posso fazer?

Um dos passos principais é a substituição de lâmpadas incandescentes pelas opções de LED. Isso representa uma economia que pode variar de 60% a 90%. Mesmo que sua casa não apresente uma arquitetura que vise a otimização da iluminação do ambiente, escolher alternativas mais eficientes é fundamental quando se fala de economia de energia.
Leia também: Tipos de lâmpadas e as principais diferenças entre elas
Você tem o costume de deixar os aparelhos de sua casa em stand by? Pois saiba que não retirá-los da tomada e deixar aquela luzinha característica acesa representa uma diferença de até 12% do gasto de luz em uma casa.
Eles são ladrões silenciosos de energia. Em alguns casos, deixá-los neste modo pode lhe trazer mais gastos que o tempo de uso deles. Então, faça um esforço e retire, sempre que puder, eletroeletrônicos da tomada.

Em tempos de muito frio ou de calor demais, aquecedores e aparelhos de ar-condicionado são os maiores vilões da economia de energia. Só para se ter uma ideia, o uso contínuo de uma hora é equivalente ao consumo de 35 lâmpadas incandescentes de 100 W. Isso é muita coisa. Use-os só em caso de extrema necessidade.
Por fim, uma dica que serve não apenas para poupar luz, mas também água: reduza o tempo de banho. Tomando aquela ducha por 15 minutos, você pode gastar cerca de 40 kWh – o que equivale a mais ou menos R$ 14.
Viu como não é difícil economizar energia? Basta incorporar hábitos simples no seu dia a dia. E não deixe de conferir mais dicas em nosso blog. Até mais!

[TheChamp-FB-Comments]