Guia para Discos de Corte: Tipos, Utilidades e Dicas

Materiais Elétricos e Ferramentas
3 de maio de 2019 / Comentar

Você sabe o que são discos de corte? Utilizados em processos tradicionais e industriais para melhorar o acabamento da superfície dos produtos, cada tipo de disco de corte é fabricado com uma substância abrasiva especifica, de acordo com o uso final do disco.
Com uma grande variedade disponível no mercado, os discos de corte não são tão difíceis de escolher, você deve considerar basicamente o tipo de material que irá cortar.
Confira agora alguns dos diferentes tipos:
1 – Para cortar metais ou aço inoxidável
Feito de óxido de alumínio é caracterizado por ser um disco muito fino que garante um corte muito preciso dos metais, no entanto possui uma vida útil muito curta, pois tem um alto desgaste.
2 – Para cortar pedras
Constituído por abrasivos mais duráveis do que os discos de corte para metal, são feitos de materiais como o carboneto de silício, utilizados para cortar cerâmica, cimento, mármore e até azulejos, e geralmente são obtidos bons resultados, embora não tão precisos quanto os usados para o metal.
3 – Para cortar concreto
A fabricação deste tipo de discos é caracterizada por ser feita em diamante, os famosos discos diamantados. Isso dá-lhe propriedades particulares, como ter apenas uma direção de corte e sofrer desgaste progressivo, predominantemente na forma de poeira e não de faísca.
Equipamentos de proteção (EPIs) para utilizar discos de corte

  • Protetor auricular – Para proteção do aparelho auditivo contra ruídos.
  • Óculos de segurança ou viseira – Para proteção dos olhos contra eventuais partículas projetadas.
  • MáscaraPara proteção contra inalação de partículas.
  • Avental de raspa – Protege a parte frontal do usuário contra agentes abrasivos e escoriantes.

Veja também: Como eliminar ferrugem de ferramentas.
 
Cuidados no uso de discos de corte
Preste atenção! Nunca use um tipo de disco de corte que não seja específico para o material em que será aplicado. Além de não conseguir realizar a tarefa, o disco pode se quebrar, colocando em risco a integridade física do profissional que realiza a atividade.
Então muito cuidado ao utilizar o disco de corte, pode parecer uma ferramenta inofensiva, mas quando colocado em algum equipamento de corte, se torna uma arma perigosa. Veja alguns cuidados básicos:

  • Sempre verifique antes de usar se não há nenhum defeito de fábrica ou até mesmo algum dano provocado pelo transporte do equipamento ou peças;
  • Coloque o disco somente em máquinas apropriadas para seu uso;
  • Não use qualquer tipo de ferramenta que possa provocar aperto excessivo ao disco;
  • Verifique o valor de rotação por minuto do disco e da máquina para analisar se são compatíveis, a rotação nunca pode ser superior à do disco.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre discos de corte, seus principais usos e cuidados, você pode realizar sua compra de maneira mais segura. Conheça nossa linha de produtos Decorlux além de discos de corte oferecemos outras ferramentas que podem ajudar na execução de seus projetos.

Compartilhe essa matéria utilizando suas Redes Sociais