Manutenção Industrial: Saiba as tendências de 2019

Dicas e Curiosidades
19 de fevereiro de 2019 / Comentar

Para se obter bons resultados de produção industrial é indispensável uma boa manutenção. Por mais que as empresas já tenham compreendido a importância dessas atitudes, as novas tecnologias chegam cada vez mais rápido e precisamos estar preparados para as mudanças.
A seguir, conheça as principais tendências para o Mercado de manutenção industrial em 2019 e descubra como elas são aplicáveis ao seu negócio.

1. Sustentabilidade

Não é novidade a importância de projetos de sustentabilidade para uma empresa contemporânea. Mas vale lembrar que a importância das atitudes ecológicas está só começando.
Empresas que investem em inovação já possuem setores de negócios voltados exclusivamente para o desenvolvimento de tecnologias e práticas sustentáveis para o mundo corporativo.
Essas novas práticas impactam diretamente o setor de manutenção, que deve ser repensada para trabalhar com eficiência em uma empresa “mais verde”.

2. Inovação e qualificação

Todo ano os equipamentos robóticos surpreendem mais, já sendo comerciáveis equipamentos avançados, capazes de oferecer velocidade e qualidade muito melhores à produção.
Dessa forma, seus funcionários deverão se tornar mais qualificados para operar equipamentos cada vez mais tecnológicos. É preciso um conhecimento técnico aprofundado para entender o funcionamento das peças e, a partir delas, desenvolver cronogramas de manutenção preventiva.

3. Manutenção Proativa

Com a manutenção proativa, a identificação das causas das falhas se torna um trabalho em grupo, sendo necessário o engajamento de todos os setores colaboradores e não apenas o setor de manutenção.
Afinal, a manutenção acontece de forma muito mais eficiente a partir do momento em que identificar as falhas ou processos se torna mais rápido. Ninguém melhor que o seu funcionário para conhecer o funcionamento do equipamento que ele opera.

4. Integração entre processos industriais

A  integração entre tecnologia e automação, além dos processos de manutenção industrial, são novas tendências que fazem parte dessa chamada Industria 4.0.
Com a padronização de programas, as máquinas podem ser capazes de enviar ordens de compra ou solicitações de reparos, sendo cada vez menos necessária a interferência humana.
A partir das inovações tecnológicas vividas nesses últimos anos, esses planos de integração nunca estiveram tão viáveis. Muitas das formas antigas de produção já se tornaram obsoletas, graças aos avanços constantes da tecnologia, que tendem a moldar as novas formas de produção.

5. Convergência de tecnologias

Até pouco tempo atrás é provável que você não conhecesse esses 2 conceitos da área da computação: Internet of Things (IoT) e Machine Learning. Porém, eles já modificaram completamente a forma que conhecemos a indústria.
IoT, ou Internet of things, está ligado à capacidade de novos dispositivos, seja celulares ou até robôs industriais, de se comunicarem via internet.
Atualmente um robô que produz peças, por exemplo, pode verificar seus níveis de fluídos internos, desgaste de partes do equipamento, tempo ligado e outros fatores que interferem no seu desempenho.
Aliado a um sistema de gestão de manutenção que processa esses dados para extrair informações relevantes, a capacidade de previsão de falhas chega a um altíssimo nível de precisão.
O Machine Learning, por sua vez, é um conceito aplicado a softwares para que eles sejam capazes de aprender “sozinhos” com os dados que recebem.
No mesmo exemplo dado, ele poderia ser adotado para avaliar diferentes informações e cruzar dados, gerando insights sobre como atuar na otimização dos processos de manutenção e de produção.
Gostou das nossas dicas sobre manutenção industrial? Fique ligado na importância da manutenção elétrica clicando aqui. Não deixe de se manter atualizado em relação ao que há de novo no mercado, siga nosso blog e conheça a linha de produtos Decorlux.

[TheChamp-FB-Comments]