Segurança em casa: dicas para evitar acidentes com a energia elétrica

Dicas e Curiosidades
16 de maio de 2019 / Comentar

É comum estarmos sempre cercados por fios e tomadas, afinal praticamente todo equipamento que temos em nosso convívio funciona a base de eletricidade. Mas junto com eles também aumentam-se as chances de acidentes envolvendo a energia elétrica. Por isso, quando falamos desse assunto, todo cuidado é pouco. Além da prevenção, é necessário ficar atento a uma simples troca de lâmpada, por exemplo.
A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) divulgou o Anuário Estatístico de 2019 com dados que revelam o aumento de casos de incêndio por curto-circuito no Paraná e região Sul. A pesquisa aponta que os acidentes elétricos aumentaram 5% no ano de 2018 na região Sul, passando de 288 em 2017 para 303 no ano passado.
Já a nível nacional, em 2017 foram registrados 451 casos de incêndios causados por sobrecarga em todo o país, gerando 30 mortes. Em 2018, esse número cresceu, foram 526 casos reportados, causando 62 mortes. De acordo com o relatório, 80% dos incidentes elétricos aconteceram em residências. As principais causas são instalações elétricas feitas de forma errada, falta de conhecimento e conscientização das pessoas sobre os riscos da eletricidade.
Por isso, a prevenção e o debate sobre o assunto são sempre a melhor solução quando se trata da energia elétrica. Por mais que um imóvel tenha um projeto elétrico bem estabilizado e construído, são necessárias manutenções e revisões constantes de profissionais especialistas na área. Já que muitos dos acidentes acontecem por falta de atenção ou desconhecimento de pessoas que tentar resolver algum problema.
Confira algumas dicas importante para deixar sua casa mais segura:

  1. Nunca ficar descalço quando estiver portando equipamentos eletrônicos. É uma forma de interromper os choques de pouca intensidade, contudo, não previne totalmente contra os choques mais fortes.
  2. Manter os aparelhos eletrônicos sempre afastados de áreas úmidas ou com presença de água, como pias, chuveiros, banheiras, tanques e piscinas. Quando entram em contato com a água, os aparelhos podem sofrer uma pane elétrica e dar um choque em quem estiver usando.
  3. Nunca falar com o celular conectado à tomada.
  4. Não tocar no chuveiro quando ele estiver ligado a energia, no caso de uma eventual manutenção, sempre desligar o disjuntor.
  5. Em situações de tempestades e raios, ficar distante de metais e aparelhos elétricos.
  6. Solicitar a um profissional capacitado a instalação do Dispositivo Residual (DR) no quadro elétrico. Além de evitar os choques, esse dispositivo também protege contra incêndios.
  7. No máximo a cada 10 anos, fazer uma manutenção da instalação elétrica com um profissional capacitado.
  8. Garantir que a fiação da casa esteja em bom estado e presa ao teto, evitar ao máximo fios soltos ou mal fixados.
  9. Proteger as tomadas elétricas que estão fora de uso e colocar protetor de tomadas naquelas com energia elétrica para evitar acidentes com crianças.
  10. Evite gambiarras elétricas com tomadas, “T” ou extensões. Confira algumas soluções para essas armadilhas, clicando aqui

 
Uma instalação elétrica bem conservada garante mais segurança e até economia para a sua casa. Fazer um trabalho de qualquer jeito pode gerar acidentes elétricos e desperdício de energia, colocando o seu imóvel e sua vida em risco. Não deixe o barato sair caro, contrate um profissional bem avaliado que possa fazer instalações seguras.
E não esqueça que os produtos Decorlux  podem ajudar a manter sua casa livre de acidentes. Fixador de fios, fitas isolantes, DR e entre outros materiais você encontra aqui, conheça a linha Decorlux.

[TheChamp-FB-Comments]