Sensor de presença: você sabe o que é?

Dicas e Curiosidades
Sensor de presença - Decorlux
8 de junho de 2018 / Comentar

Não é incomum que, ao entrar em determinados ambientes, você procure, automaticamente, por um interruptor. Afinal, ninguém gosta de ficar no escuro, correndo o risco de tropeçar ou de não encontrar aquilo de que precisa. Entretanto, pode acontecer, de vez em quando, uma surpresa bem agradável: as luzes se acenderem automaticamente. Sabe o que está por trás dessa “mágica”? Um sensor de presença.
Trata-se de uma solução que pode lhe ajudar a poupar eletricidade e que, com certeza, proporciona um conforto muito maior nas suas ações diárias. Ela funciona por meio de tecnologia de detecção, analisando a variação de determinado tipo de energia do ambiente.

SENSOR DE PRESENÇA: COMO FUNCIONA

Normalmente, os equipamentos mais utilizados funcionam pela detecção da radiação infravermelha, que é emitida por fontes de calor – o que inclui, claros, pessoas e animais. Quando entramos em um ambiente monitorado por um sensor desse tipo, nossa presença é detectada por provocar uma variação dessa energia. Assim, enquanto permanecermos no local, sinais elétricos são emitidos para que a luz se mantenha acesa.
Entre os benefícios do uso desse tipo de equipamento, podemos citar:
– Instalação relativamente barata;
– Diminuição nos gastos com energia elétrica;
– Aumento da segurança das pessoas.

SEGURANÇA: SENSOR DE PRESENÇA ALIADO A OUTRAS TECNOLOGIAS

Claro que o uso na iluminação é um dos mais lembrados, mas não poderíamos deixar de citar outros empregos do aparelho. Um exemplo simples é o anunciador de presença. Quem nunca entrou em uma loja e escutou um bipe que chamou a atenção dos vendedores? Só que essa é uma situação em que, normalmente, não há perigo. E quando você tem um estabelecimento comercial?
Para evitar roubos e invasões em propriedades, é comum o uso de sensor de presença na composição do sistema de segurança. Afinal, alarmes sonoros automaticamente acionados e luzes podem coibir a ação de pessoas mal-intencionadas.
Dois outros tipos de sensores são os ativados por micro-ondas e sonoros, que podem ser aliados, inclusive a geradores de névoa. Tudo de acordo com o seu planejamento.
Se estiver precisando desse tipo de solução, conte conosco. A Decorlux possui o produto ideal para você!

[TheChamp-FB-Comments]